CDHU inaugura espaço ambiental em Guarulhos

Projeto Varre Vila conta agora com local fixo e apropriado para coleta de resíduos, orientação ambiental e realização de oficinas

sex, 29/11/2019 - 20h39 | Do Portal do Governo

O projeto Varre Vila, que promove ações de limpeza e conservação de ruas e praças, inaugurou o Espaço de Vivência Ambiental em Guarulhos, na quarta-feira (27). O Varre Vila integra o Projeto de Urbanização Pimentas, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Em Guarulhos, no bairro Sítio São Francisco, o Varre Vila terá agora um local fixo e próprio para coleta de resíduos, orientação ambiental e realização de oficinas junto à comunidade. O projeto procura atuar de forma integrada entre a comunidade, o poder público e as empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana.

Uma das ações é sensibilizar e conscientizar a população em relação ao descarte adequado de resíduos e à manutenção da limpeza dos espaços públicos, com foco na reciclagem de lixo e descarte consciente de materiais sólidos e orgânicos.

“O bairro dos Pimentas segue em expansão residencial e comercial, e todo o trabalho de urbanização realizado pela CDHU nele mudou completamente a vida das pessoas, que investem em suas casas. Esses investimentos acabam gerando resíduos que vão parar em áreas de preservação, córregos, ruas e terrenos vazios. Essa situação muda a partir do momento que entra em vigor um trabalho permanente como o projeto Varre Vila, que atua com crianças, adolescentes, adultos e profissionais de obras”, explica a gerente de Ação de Recuperação Urbana da CDHU, Walkyria Marques de Paula.

Antes do lançamento do Espaço de Vivência Ambiental, todo o trabalho de reciclagem, coleta de lixo e oficinas era realizado em espaços emprestados, como escolas e galpões locais. Agora, os trabalhos estarão concentrados nesse local específico, na Rua Brasil, nº 9, Sítio São Francisco.

Para o idealizador do projeto Varre Vila, Ionilton Aragão, o espaço estará pautado na humanização do território e aproximação dos moradores com a natureza. “É um local que irá cuidar de outros locais que, antes, tinham muito lixo e prejudicavam a qualidade de vida das pessoas”, complementa.

Projeto Pimentas

Programa de Urbanização Integrada do Bairro dos Pimentas efetua ações de recuperação urbana e regularização fundiária no Sítio São Francisco.

A CDHU já beneficiou diretamente 1.184 famílias com conjuntos habitacionais no próprio bairro e entorno, e outras 20 com cartas de crédito. A tipologia destas casas é mista, ou seja, compreende casa e comércio, com o objetivo de atender à demanda que residia e trabalha em sua própria casa, de onde vinha o sustento familiar.

Além do trabalho de urbanização, a CDHU desenvolveu um trabalho técnico-social para promover a sustentabilidade urbanística, socioeconômica, ambiental e cultural da intervenção, adotando metodologias de participação e organização comunitária com a implementação de projetos sociais de desenvolvimento local. Atualmente, estão vigentes cinco projetos sociais no Projeto Pimentas: “Mulheres Empreendedoras”, “Com Com”, “Viveiro Escola”, “Varre Vila” e “Música no Pimentas”.