Museu Catavento Cultural ganha Planetário Inflável

Até 29 de janeiro, atividade em comemoração ao aniversário de São Paulo aproxima, de forma lúdica, jovens ao universo da astronomia

qua, 25/01/2017 - 10h22 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos 463 anos da cidade de São Paulo, celebrados nesta quarta-feira (25), o Museu Catavento Cultural recebe, pela primeira vez, o Planetário Inflável Itinerante, projeto educativo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As visitas vão de 24 até 29 de janeiro, com duração de 30 minutos.

O planetário, que cabe em uma mala, é composto de uma cúpula de cinco metros de diâmetro e 34 quilos. A instalação permite ao público conhecer planetas distantes, galáxias, nebulosas, estrelas e ver perfeitamente as constelações, sem se preocupar com a atmosfera ou com poluição luminosa das grandes cidades.

“Isso acontece porque o programa simula, no teto da cúpula, o céu real”, explica o astrônomo João Canalle, coordenador nacional da OBA. Ainda de acordo com ele, trata-se de uma forma lúdica de ensinar sobre as principais constelações vistas no Brasil e entender o posicionamento de cada uma delas no céu. O objetivo da parceria do Catavento com a OBA é contribuir de maneira significativa na disseminação do conhecimento científico.

Planetário
O planetário foi adquirido em 2014 e teve ajuda de apoiadores apaixonados por astronomia. A compra foi motivo de grande comemoração, pois, até então, a organização só podia ensinar a disciplina com apresentações simples em power point ou observações do céu real – nem sempre disponível devido às nuvens. Agora, o equipamento é utilizado em apresentações gratuitas em escolas e nos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA).

Para obter mais informações, acesse os sites: http://www.obadeolhonoceu.com.br/  e www.oba.org.br .