Casa Mário de Andrade exibe filme de Charles Chaplin com música ao vivo

Curta-metragem “Rua da Paz” será acompanhado por uma trilha sonora executada pelo artista Gabriel Levy; atividade é gratuita

seg, 19/02/2018 - 10h03 | Do Portal do Governo

A Casa Mário de Andrade, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá a primeira edição do Cinegruta, com a exibição do curta-metragem “Rua da Paz” (1977), de Charles Chaplin.

O filme terá o acompanhamento de uma trilha sonora executada ao vivo pelo músico Gabriel Levy. A sessão, gratuita, será realizada em 28 de fevereiro, às 19h.

No curta, Carlitos (interpretado por Charles Chaplin) é um andarilho que conhece Edna em um centro de ajuda social no bairro por onde perambula. Para impressioná-la, ele aceita ocupar o posto vago do policial que supervisiona a Easy Street – na verdade, uma rua sem lei. Para conquistar a garota, o protagonista deve enfrentar o vigarista que domina o local, ajudar os pobres e defender as mulheres.

Essa é a primeira vez que Gabriel Levy musicaliza um filme de Chaplin. Para as atividades, o artista utilizará acordeom, teclado e percussão. O filme tem duração de 24 minutos e serão promovidas três sessões no mesmo dia, com participação máxima de 10 visitantes em cada uma.

O Cinegruta ocupa um espaço do porão da Casa Mário de Andrade, local recentemente recuperado, que deverá abrigar eventos e exposições. Na ocasião, o público poderá conhecer o ambiente em que o poeta colecionava revistas e jornais. Os ingressos devem ser retirados no local com antecedência de uma hora.