Casa Guilherme de Almeida promove mostra de cinema nacional

Evento é aberto para produções de temática livre, com até 20 minutos de duração; inscrições terminam em 20 de novembro

qua, 08/11/2017 - 11h32 | Do Portal do Governo

Cineastas e estudantes de audiovisual podem inscrever, até o dia 20 de novembro, produções cinematográficas na 3ª Mostra Futuro do Cinema Brasileiro. A iniciativa é promovida pela Casa Guilherme de Almeida, que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis – Organização Social de Cultura.

Os filmes, de temática livre, devem ter sido produzidos a partir de 2015, com 20 minutos de duração, no máximo, e estar hospedados em plataformas digitais (YouTube ou Vimeo). Para participar da Mostra, basta enviar o link para o e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com. O evento tem como curador Donny Correia, poeta, cineasta e coordenador de programação cultural do Museu Casa Guilherme de Almeida.

As produções selecionadas serão exibidas em 9 de dezembro. No fim da 3ª Mostra Futuro do Cinema Brasileiro, os diretores ou representantes conversarão com a plateia. Após a seleção, os participantes devem providenciar uma cópia digital do filme em formato AVI, compatível com player VLC ou similar.

Museu

Inaugurado em março de 1979, o museu-casa – instalado na residência onde Guilherme de Almeida viveu de 1946 até o ano de sua morte – abriga objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista, um dos mentores do movimento modernista nacional.

O acervo da Casa Guilherme de Almeida é constituído por uma significativa coleção de obras de arte (gravuras, desenhos, esculturas, pinturas), em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo nacional, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.