Casa Guilherme de Almeida oferece cursos de cinema

Programação sobre o cinema nacional e estrangeiro começa dia 8 de março e segue até 26 de abril na Sala Cinematographos do museu

qui, 02/03/2017 - 16h32 | Do Portal do Governo
DownloadGilberto Marques
Museu fica na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro

Um ciclo para compreender o cinema nacional e estrangeiro vai começar no próximo dia 8 de março na Sala Cinematographos, na Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, dedicada a promover a difusão, o debate e a formação do cinema e seus mais diversos aspectos.

A abertura será com o curso “História do Cinema – Ciclo VIII: panorama do cinema israelense aborda a cinematografia Israelense”. São quatro aulas, as quartas-feiras, de 8 a 29 de março, ministradas pelo assessor cultural do Consulado Geral de Israel em São Paulo, Antonio Carlos Sandoval. Entre os temas discutidos, estarão os principais filmes israelenses de cada década, diretores renomados, documentários e séries.

Dia 10 de março, às 19h, a diretora Eliane Caffé, diretora de “Era o Hotel Cambridge”, exibe pela primeira vez o making-of do longa-metragem, em que mostra a trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. No dia-a-dia, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.

O curso “Cinema, filosofia e teoria social: um diálogo sobre nosso tempo” é composto por sete módulos, realizado aos sábados, de 1 de abril a 15 de julho, em que serão analisadas as tomadas de grandes cineastas como Alejandro González Iñárritu, Ingmar Bergman, entre outros.

Serão abordados temas como o questionamento histórico de Deus, a persistência e a intensidade do autoritarismo na contemporaneidade. A cada módulo, autores como Edgar Allan Poe, Fiódor Dostoiévski e Gabriel García Márquez estarão presentes nos diálogos para abordar o cinema, a filosofia e teoria social. Confira a programação completa no site do museu.

Para quem gosta de cinema nacional, a casa realiza também o curso “História do cinema – ciclo ix: a nouvelle vague baiana”, às quartas-feiras, de 5 a 26 de abril. O curso abordará o período de 1958 a 1964, conhecido como Ciclo Baiano de Cinema, em que foram produzidos na Bahia expressivos filmes de curta e de longa metragens.

Este módulo retoma a história do cinema brasileiro para tratar de forma concentrada o crescimento inesperado da Nouvelle Vague Baiana, que abriu um dos caminhos para o Cinema Novo.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://goo.gl/yxYZlZ