Carretas da mamografia chegam a três cidades nesta segunda-feira

Unidade móvel da Saúde prestará atendimento a moradores de Birigui, São Bernardo do Campo e Tatuí até dia 24

seg, 05/08/2019 - 8h22 | Do Portal do Governo

A carreta do “Mulheres de Peito”, programa da Secretaria de Estado da Saúde, começa a atender nesta segunda-feira (5) os moradores de Birigui, São Bernardo do Campo e Tatuí. O serviço-móvel oferece mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Em Tabatinga, onde há uma carreta desde o dia 22 de julho, o serviço ficará até o próximo sábado (10). O público-alvo do “Mulheres de Peito” são mulheres entre 50 e 69 anos, mas as mais jovens também podem buscar atendimento. Neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para quem tem entre 50 e 69 anos, não há necessidade de pedido médico. Fora dessa faixa etária, o pedido é obrigatório e pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo.

As carretas

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas têm 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

O atendimento

O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

Veja por onde anda a carreta da mamografia e as datas:

cidade início término endereço
Birigui 5/ago 24/ago Praça Anna Nunes Garcia, conhecida como Parque do Povo, localizada entre as ruas Nicolau da Silva Nunes e Getúlio Vargas e a avenida João Cerna
São Bernardo do Campo 5/ago 24/ago Av. Jardim, nº 17 – Vila São Pedro (referência: Ponto Final dos ônibus da Vila São Pedro)
Tabatinga 22/jul 10/ago Ginásio de esporte José Negrine. Na rua Odorico Malaspina
Tatuí 5/ago 24/ago Praça Martinho Guedes, 12, Centro (Conhecida como Praça da Santa)