Carreta ‘Mulheres de Peito’ fica em Ubatuba e Maracai até esta semana

Veículo equipado com mamógrafo e ultrassom atende pacientes a partir dos 50 anos, sem necessidade de pedido médico

qua, 08/05/2019 - 12h21 | Do Portal do Governo

As carretas-móveis do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, encerram atendimento em Ubatuba e Maracai nesta semana. Os veículos, que oferecem mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, percorrem diversas cidades do Estado.

Em Maracai, a carreta chegou em 15 de abril e encerra os procedimentos nesta sexta-feira (10), no Centro da cidade. Em Ubatuba, o serviço, que começou em 22 de abril, será encerrado no sábado (11).

A partir de segunda-feira (13), será a vez de Cunha receber a carreta-móvel, na rua Antonio Luis Monteiro, 1092.

Exames

O “Mulheres de Peito” oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados. Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico.

Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar exames, desde que tenham um pedido médico emitido pela rede pública ou particular.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

Estrutura

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Por telefone

O programa também possui o telefone 0800-779-0000 para o agendamento de mamografias, marcados via central de vagas estadual em mais de 200 serviços espalhados pelo Estado.