Carreta Mulheres de Peito atende em Poá, Suzano e Itapetininga

Unidade móvel realiza gratuitamente exames de mamografia; público alvo são mulheres entre 50 e 69 anos

ter, 27/08/2019 - 12h01 | Do Portal do Governo

As carretas do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciaram atendimento na segunda-feira (26), em três novas paradas: Poá, Suzano e Itapetininga. O serviço-móvel oferece mamografias gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Há uma unidade também já prestando serviços em Iacanga, onde permanece até este sábado (31). A partir de setembro, uma carreta estará em Oscar Bressane (confira as datas e os endereços ao final deste texto).

A carreta do Mulheres de Peito também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso”, diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Ele alerta, no entanto, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença.

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

Prevenção

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, as carretas já realizaram mais de 185,8 mil exames, sendo 176.254 mamografias, 6.801 ultrassonografias de mama, 729 biópsias de mama e encaminharam 2.018 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais.

Veja abaixo por onde está a carreta da mamografia e as datas de atendimento:

municípios início fim endereço
Póa 26 de agosto 14 de setembro Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe (Av. Antônio Massa, 150 – Centro)
Suzano 26 de agosto 14 de setembro Rua Benjamin Constant, 1930 – Centro
Iacanga 12 de agosto 31 de agosto Rua Goiânia 305 – Águas Claras
Oscar Bressane 2 de setembro 21 de setembro Rua Virginio Giroto, s/nº – Centro
Itapetininga 26 de agosto 14 de setembro Prefeitura de Itapetininga – Praça Dos Três Poderes, 1000 – Jardim Marabá