Carreta-móvel do programa Mulheres de Peito visita Ribeirão Bonito

A unidade móvel da Secretaria de Estado da Saúde está no município para realizar exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama

ter, 11/07/2017 - 11h47 | Do Portal do Governo

Ribeirão Bonito, no interior do Estado, recebeu nesta terça-feira (11) a carreta da mamografia do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde.

O governador Geraldo Alckmin esteve no município para conferir o primeiro dia de atendimento do equipamento. A carreta-móvel circula pelos municípios para promover exames gratuitos de prevenção do câncer de mama.

“Aqui está a carreta do ‘Mulheres de Peito’. Ela ficará aqui para atender as mulheres. A partir dos 50 anos (de idade), não precisa nem ter exame médico: faz a mamografia. E, se tiver alguma questão, já faz o ultrassom na própria carreta. Se necessário, faz a biópsia e encaminha para o tratamento”, explicou Alckmin.

O programa “Mulheres de Peito” mantém cinco carretas-móveis que percorrem os municípios para incentivar as mulheres a realizar regularmente os exames preventivos nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

Todas as mulheres são atendidas pelo programa, mas a dispensa de solicitação do médico para a realização dos exames só é válida para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Nas unidades móveis, as mulheres são atendidas por equipes multidisciplinares compostas por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e médicos ultrassonografistas.

A infraestrutura das unidades móveis é completa para a realização dos exames e atendimento, com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Os resultados são apresentados em 48 horas após a realização, pois as imagens captadas no exame são transmitidas imediatamente para o Serviço Estadual de Diagnóstico (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos a distância, localizado em São Paulo.

Cidade Legal
Em Ribeirão Bonito, Alckmin cumpriu ainda outros compromissos, que incluíram a regularização de moradias e o recapeamento asfáltico.

O governador autorizou o processo de regularização fundiária aos moradores do bairro de Guarapiranga, pelo Programa Cidade Legal, da CDHU.

“O programa Cidade Legal, que nós vamos fazer aqui no distrito de Guarapiranga, vai beneficiar 400 famílias. Sem gastar nada, a pessoa não precisa contratar advogado, não precisa contratar topógrafo… O governo faz esse trabalho, através da CDHU, junto à prefeitura, e entrega o documento para as famílias”, destacou Alckmin, que elogiou a garantia jurídica do programa.

“Chama-se Cidade Legal, aí a pessoa pode passar para os filhos, pode fazer um financiamento, não tem risco de perder o imóvel. É uma segurança jurídica para a família”, completou o governador.

Em outra parceria com a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado de São Paulo assinou convênio no valor de R$ 100 mil para recapeamento asfáltico de vias públicas da cidade.