Carreta-móvel do Mulheres do Peito chega a Taiaçu, na região de Barretos

Programa de prevenção ao câncer de mama vai aos municípios paulistas para fazer exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia

ter, 22/08/2017 - 16h35 | Do Portal do Governo

A carreta-móvel do Programa Mulheres do Peito da Secretaria de Estado da Saúde chegou a Taiaçu, município da região de Barretos, onde vai permanecer estacionada em praça localizada no centro da cidade, até 26 de agosto. Em operação desde 2014, as “carretas da mamografia” do programa do Governo do Estado de prevenção ao câncer de mama já percorreram mais de 155 municípios do Estado.

O governador Geraldo Alckmin esteva lá para acompanhar o início dos exames de mamografia gratuitos oferecidos pelo programa, que inclui ainda outros tipos de exames preventivos do câncer de mama, como ultrassonografias. “Quem tem mais de 50 anos de idade não precisa nem ter pedido médico. A mulher faz a mamografia e, se tiver alguma dúvida, segue para o ultrassom. Caso haja algo a ser esclarecido, ela passa por biópsia e é encaminhada para tratamento. Com o diagnóstico rápido, a doença é curável”, disse Alckmin.

O veículo atende mulheres de todas as idades. Porém, o foco principal é sobre as que têm entre 50 e 69 anos, que, como disse o governador, não precisam apresentar pedido médico para fazer os exames. As que estão fora dessa faixa etária também podem fazer os exames, mas nesse caso precisam apresentar solicitação médica.

A carreta-móvel vai estar estacionada na rua São Sebastião, próxima da Praça São José, centro da cidade, de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h, e no sábado, das 9h às 13h.

Resultados em 48 horas
O resultado dos exames sai em até 48 horas, porque as imagens captadas são enviadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, que emite e transmite os laudos à distância.

Cada veículo é equipado com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógico, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliário e sanitários.

Atendimento e exames são prestados por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e médico ultrassonografista.

Já foram realizadas desde 2014 até o momento, 131.569 mamografias, 5.400 ultrassonografias de mama e 590 biópsias de mama. Em caso de anomalia, as mulheres são encaminhadas para tratamento nas unidades estaduais de saúde, que já atenderam 1.679 mulheres, no período. As chances de cura do câncer de mama são altas nos casos de detecção precoce dos tumores. Daí, a importância do programa.

Agendamento de exames
Além das carretas móveis, o Programa Mulheres de Peito também acontece na rede do SUS (Sistema Único  de Saúde). O foco principal são as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que não precisam de pedido médico para agendar os exames. Este ano estão sendo atendidas no mês do aniversário as mulheres que nasceram em ano impar.

Para agendar o exame de mamografia é preciso ligar para o callcenter da Secretaria de Estado da Saúde pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em um dos 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

Em 2018, vão ser atendidas as mulheres nascidas em ano par, também no mês de aniversário, em unidades como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas.