Carreta da mamografia inicia atendimento em mais 3 cidades

Serviço-móvel da Secretaria da Saúde estará nos próximos dias em Vargem Grande Paulista, Cajati e no bairro do Brás, na capital paulista

seg, 07/10/2019 - 13h28 | Do Portal do Governo

As carretas do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciam nesta segunda-feira (7) atendimento em Vargem Grande Paulista, Cajati e no bairro do Brás, na capital paulista. O serviço-móvel oferece mamografias gratuitas, sem necessidade de pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Em Santo Anastácio, a unidade encerra os atendimentos nesta sexta-feira (11).

A carreta também atende mulheres mais jovens. Mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação pode ter sido emitida tanto por profissionais da rede pública quanto particular.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente. O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo.

O veículo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Outras ações

O programa de prevenção da Saúde também tem o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames de mamografias, que são marcados via central de vagas estadual em mais de 200 serviços espalhados pelo Estado. Para as mulheres dentro da faixa etária do programa, 50 a 69 anos, também não há a necessidade de pedido médico.

Caso seja detectado algum problema, seja nos exames realizados nas carretas ou nos agendados via 0800, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual.

Veja por onde está a carreta da mamografia e as datas:

MUNICÍPIO INÍCIO TÉRMINO ENDEREÇO
Vargem Grande Paulista 7/out 14/out Rua Nazaré s/n, bairro Bela Vista (ao lado do Ambulatório de Especialidades, na Rua Nazaré, 109)
Cajati 7/out 11/out Rua Roma, 406, Vila Antunes – Departamento de Educação e Cultura
São Paulo 7/out Largo Sen. Morais Barros, nº 67, Brás (Referência: Paróquia São João Batista)
Santo Anastácio 23/set 11/out Rua Engenheiro Maylaski nº 75 – Centro (entre a Praça Dr. Luiz Ramos e Silva e a Rua Dr. Costa Manso, em frente ao Hospital de Caridade Anita Costa)