Governo do Estado de São Paulo

Carnaval tem programação variada na capital, interior e litoral

SP tem programação de carnaval extensa

A programação do Carnaval de São Paulo é extensa e já começou antes mesmo da data oficial, quando os tradicionais bloquinhos de vão se espalhar por capital,  litoral e interior. Entretanto, além das folias nas ruas, equipamentos culturais apresentam atrações para foliões de todas as idades.

O Teatro Com Vida, que leva atrações gratuitas ao Teatro Sérgio Cardoso, apresenta “Carna Klesmer e Umtza Fanfarra”, no sábado e domingo (10 e 11), às 16h30, quando será apresentado repertório de festas judaicas, de séculos atrás, misturado com marchinhas brasileiras. As crianças também ganham espaço no domingo (18), com o “Bota pra Ferver”, às 11h. E no domingo (25), a criançada aproveita o “Linha Amarela Mágica”, também às 11h.

As Fábricas de Cultura têm programação especial para todas as idades. O Museu do Futebol e o MIS (Museu da imagem e do Som) também oferecem oficinas sobre o tema. Já o Museu Catavento tem o espetáculo “Mamulengo” reservado ao público.

Atrações no interior

Quem estiver fora da capital também poderá aproveitar o carnaval de rua. O Bloco do Guri, formado pelos alunos do Projeto Guri percorrerá oito cidades do interior. São elas: Buri, na quarta e sexta-feira (7 e 9), às 18h e 9h, respectivamente. Em Espírito Santo do Pinhal a folia acontece na quarta-feira (7), às 17h. Na cidade de Palmital, o Bloco do Guri sai na quarta-feira (7), às 17h30 e Jaú recebe o bloco na quinta-feira (8), às 16h.

Presidente Prudente também conta com o Bloco do Guri, e a apresentação será na sexta-feira (9), às 14h. Em Registro será no sábado (10), às 14h, e São Miguel Arcanjo no domingo (11), às 16h. São mais de 100 integrantes dos cursos que apresentarão marchinhas e músicas próprias nas praças das cidades.

Confira dicas do Procon-SP para não ser enganado neste Carnaval

Ainda no interior, desta vez em Tupã, o Museu Índia Vanuíre promove o Museu Folia. A atração acontece na quarta, quinta e sexta-feira (7, 8 e 9). Já em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner oferece no sábado (10), às 11h, e terça-feira (13), às 15h, a oficina “Máscaras Carnavalescas: história e confecção”.

Quem estiver em Brodowski poderá aproveitar a oficina gratuita de máscaras de Carnaval do Museu Casa de Portinari. A atividade será no domingo e terça-feira (11 e 13), às 10h e às 15h, respectivamente.

Veja aqui mais atrações programadas para este carnaval.

Litoral

Em Santos, o Museu do Café funcionará normalmente na segunda-feira  e na terça-feira. O equipamento cultural não terá expediente na quarta-feira de cinzas (14), assim como a Cafeteria do Museu.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site

Para saber sobre os blocos de ruas consulte as administração municipais.

Verão acessível nas praias

Além das brincadeiras de Carnaval abertas a todas as pessoas, o Programa Praia Acessível dá suporte a banhistas com deficiência e está em plena atuação neste verão. Nas praias do litoral de São Paulo, o Programa oferece cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para garantir verão acessível a quem tem deficiência.

As atividades do Praia Acessível acontecem sempre aos finais de semana, e em alguns municípios o atendimento é feito diariamente. Confira aqui a lista das praias onde o programa funciona.