Capital paulista sedia Paralimpíadas Escolares

Principal evento nacional da categoria vai reunir mais de 1.220 alunos com algum tipo de deficiência; delegação paulista é a maior

ter, 19/11/2019 - 12h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Garota com deficiência visual, atleta da modalidade atletismo

Nesta terça-feira (19), a partir das 19h30, a Arena Anhembi na capital paulista recebe a abertura dos jogos nacionais mais importantes para alunos com deficiência em idade escolar, as Paralimpíadas Escolares. Os jogos são realizados no Centro de Treinamento Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5), a partir desta quarta-feira (20) e vão até sexta-feira (22). Mais de 1.220 estudantes participam das competições.

As Paralimpíadas Escolares visa a inclusão e estimula a participação das crianças e adolescentes com deficiência de todo o país em disputas esportivas. A delegação paulista é a maior do evento, com 188 integrantes de 51 cidades do Estado. São Paulo também é a única a ter alunos representando o Estado em todas as modalidades.

Os jogos são divididos nas seguintes modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, badminton, futebol de 5, futebol de 7, goalball e judô.

Nesse ano foram diversos os apoiadores para o esporte paralímpico. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência contou com o apoio da operadora de telefonia Oi, que patrocinou uniformes para toda a delegação, incluindo os de treino, passeio e de jogo.

Este é um dos maiores eventos mundiais da categoria. Desde a primeira edição dos jogos, em 2009, inúmeros talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas disputas escolares.

Verônica Hipólito, da modalidade atletismo é uma das atletas que foram destaque das Paralimpíadas Escolares. Atualmente ela é multimedalhista e foi prata no Rio 2016; o nadador Talisson Glock, também é um exemplo de medalhista que iniciou a carreira nas Escolares, ele ganhou medalha de prata no Rio 2016. Outro exemplo é a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016.