Capital paulista sedia evento Futuro na Cultura

Evento reúne mais de 20 especialistas em economia criativa, inovação e cultura em painéis como o 'Estratégias internacionais de futuro'

sex, 10/08/2018 - 21h06 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (10), o governador Márcio França participou da abertura do evento Futuro na Cultura, um encontro de inteligências e setores criativos para impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural e propor políticas públicas no Estado de São Paulo. A cerimônia foi conduzida pelo apresentador Marcelo Tas.

Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo no Memorial da América Latina, na capital paulista, a programação inclui palestras, workshops e debates e segue até amanhã (11). Entre os participantes, estão o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que debateu o tema O Valor do Futuro ao lado de Pedro Magyar, da Desenvolve SP, e Maurício Juvenal, da Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo.

“O futuro, o que haverá de atividade para economia para a geração de emprego daqui alguns anos certamente está nessa atividade que vocês hoje estão aqui para debater. É por aí que vai caminhar a nossa sociedade por um período”, disse França. “E onde é que vai existir o trabalho? Basicamente no serviço e exatamente na economia criativa. Será a grande foco do trabalho daqui alguns anos e todos os países que têm essa sensação já evoluíram para esse caminho”, completou o governador.

O evento reúne mais de 20 especialistas em economia criativa, inovação e cultura em painéis como o Estratégias internacionais de futuro, que teve representantes dos consulados do Canadá, Colômbia, México, Países Baixos e Portugal debatendo o estágio de desenvolvimento do setor cultural nesses países, como se dá a relação entre Estado e empresas e como é a relação comercial bilateral com o Brasil.

O governo paulista participa ainda com representantes da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Escolas de Técnicas de Economia Criativa (Etecris) do painel O saber do futuro, com a educadora Claudia Costin.

No sábado (11), os temas serão Voo breve até o futuro da cultura (com a participação de Tadeu Jungle e Gil Giardelli), Moda, economia criativa e iniciativas (com Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week), Novíssimas tecnologias e soluções integradas (com Rodrigo Terra, do Árvore Criativa, entre outros) e Hubs e redes como pontes para a construção da inovação e do futuro na cultura, com a consultora Luciana Bazzanella, da White Rabbit e professora da Fundação Getúlio Vargas.

Nos dois dias de evento, um palco paralelo abrigará outros painéis, como Cultura criativa 4.0 e Mercado de cultura e inovação das periferias – Novas Experiências. Além dos painéis, também haverá palcos para apresentações de música.

Outros destaques da programação são o Hackday, que é uma versão diurna do hackathon, a maratona que reúne jovens desenvolvedores para ampliar o acesso à plataforma SP Estado da Cultura, e a mostra de Startups. Esses espaços foram especialmente pensados para que programadores, designers, artistas e empreendedores possam compartilhar suas práticas e ideias.