Capital paulista sedia 21º edição do “Festival do Japão”

Com apoio do Estado, evento teve a presença do governador Márcio França neste sábado (21) no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

sáb, 21/07/2018 - 14h29 | Do Portal do Governo

Neste sábado (21), o governador Márcio França compareceu à 21º edição do “Festival do Japão”, que começou ontem e segue até amanhã com diversas atrações temáticas no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Durante os três dias de evento, são esperadas cerca de 200 mil pessoas para celebrar os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

“Estou muito honrado de vir a essa cerimônia em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, com a presença honrosa da princesa Mako. Os japoneses costumam dizer que devemos comemorar os momentos felizes e esse é um momento duplamente feliz, afinal é um sentimento compartilhado entre Brasil e Japã. Trata-se de uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços que unem os nossos povos. Ao longo de toda a história da relação de Brasil e Japão, seus filhos começaram a desembarcar em nosso país em 18 de junho de 1908 no porto de Santos, a bordo do navio Kasato Maru, na minha querida terra”, disse o governador, que é natural de São Vicente.

Promovido pelo Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, o evento busca preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o pais e auxiliando as entidades assistenciais da comunidade.

Devido ao seu sucesso desde a primeira edição, em 1998, e sua importância para a economia do Estado, o Festival do Japão foi incluído no Calendário Turístico do Estado de São Paulo pela Lei Estadual nº 11.139, de 24 de abril de 2002 e no Calendário Oficial de Eventos da cidade de São Paulo através da lei 13.835 de 03 de junho de 2004.

A organização é realizada por uma Comissão constituída por voluntários, com a colaboração oficial do governo do Japão, além do apoio da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura.