Campanha “SPAlerta” da Defesa Civil informa e educa população

Saiba o que fazer antes, durante e depois de eventos adversos e ajude a preservar vidas e reduzir danos humanos, ambientais e materiais

qui, 05/12/2019 - 18h28 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Áreas de maior vulnerabilidade terão faixas com orientações preventivas sobre os desastres mais comuns, como alagamentos

Para que a população paulista saiba como se prevenir e agir corretamente em situações de emergência, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cepdec-SP) lança neste mês de dezembro a campanha SPAlerta.

O intuito da campanha é aumentar a divulgação de alertas e orientações de prevenção, reforçando a importância de as pessoas adotarem uma postura de autoproteção, ajudando a minimizar riscos em momentos críticos.

Por meio do site www.spalerta.sp.gov.br, qualquer cidadão pode acessar informações e dicas sobre o que fazer antes, durante e depois de eventos adversos mais comuns, com o propósito de preservar vidas e reduzir danos humanos, ambientais e materiais.

Ainda como parte da campanha, as áreas de maior vulnerabilidade terão faixas com orientações preventivas sobre esses desastres, em uma ação conjunta com as secretarias parceiras – Comunicação, Desenvolvimento Social ,Transportes Metropolitanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, Segurança Pública, Logística e Transportes.

A iniciativa é complementar ao envio de alertas por mensagem de texto (SMS 40199), que desde 2017 fornece informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas às pessoas cadastradas no serviço.

Além disso, desde 28 de outubro último, a Cepdec-SP emite aos clientes de TV por assinatura avisos de desastres naturais – como mudanças abruptas de temperatura, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações, vendavais e chuvas de granizo –, transmitidos durante as programações por meio de pop-up (mensagem sobreposta à tela) e abrangendo todo o Estado de São Paulo.