Campanha Setembro Amarelo ganha adesão de Etecs e Fatecs

Unidades do Centro Paula Souza abrem espaço para atividades que visam alertar os participantes sobre prevenção ao suicídio

ter, 25/09/2018 - 20h43 | Do Portal do Governo

Equipes de diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) aderiram ao Setembro Amarelo e organizaram eventos e atividades para abordar a prevenção ao suicídio.

Com a mesa-redonda “Os desafios da vida adulta na atualidade”, a Fatec Americana colocou em debate temas como depressão, ansiedade, tabus e preconceitos. De acordo com o coordenador do curso superior de tecnologia de Jogos Digitais, Cleberson Fortes, é essencial apoiar quem dá sinais de que algo não vai bem. “Não ficamos preocupados apenas com o aprendizado tecnológico, mas também com o bem-estar dos alunos. Queremos formar cidadãos plenos e realizados”, afirma.

Já a Etec de Poá recebeu um palestrante do Centro de Valorização da Vida (CVV) e exibiu o filme Extraordinário, com a proposta de debater o bullying, um dos gatilhos emocionais para os jovens. Outra ação sobre o tema é desenvolvida pelo grêmio estudantil da unidade com o projeto “Desabafo”.

O trabalho permite que os alunos contem suas experiências em uma página do Tumblr. Em casos específicos, os moderadores podem direcionar o depoimento a uma psicóloga parceira da escola. Os mediadores também estão preparados para indicar os números oficiais de emergência e do próprio CVV.

“Às vezes, o jovem passa por diversas pressões internas e não aprende a dividir aquilo que o sufoca. Daí a importância de abrir espaço e dar a oportunidade para reflexões sobre o tema, uma vez que falar sobre suicídio ainda é um grande tabu para muitas pessoas”, diz a diretora da Etec de Poá, Rosilene Almeida.

A Etec de Santa Isabel os eventos promove a palestra “Suicídio: a importância de falar sobre o assunto”, com a psicóloga Larissa Vilela. No dia 5 de outubro, encerrando as atividades relacionadas ao tema, os estudantes participarão da palestra Doenças emocionais nos administradores.

“Ao longo do ano, a escola realiza diversas ações, muitas delas promovidas pelos professores dentro dos componentes curriculares”, complementa a coordenadora pedagógica da Etec, Benedita Ávila. “É muito importante envolver os alunos, abordando bullying e depressão como temas de discussão, debates ou rodas de conversa. Entendemos que a informação é o melhor caminho para tentar combater esse mal.”

Parceria

O Centro Paula Souza (CPS) tem parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) que capacita orientadores das Etecs e Fatecs a lidar com dilemas que permeiam a vida dos estudantes. Em encontros semanais, diretores e orientadores educacionais das escolas técnicas se reúnem com três psicanalistas da SBP para dividir experiências do dia a dia das unidades. Atualmente, o projeto Grupo de Reflexão e Educação das Vivências Acadêmicas é realizado em 49 Etecs e em 9 Fatecs.

Agenda

Clique aqui para conhecer as Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia que já organizaram seus eventos.

Saiba quais Etecs e Fatecs promovem atividades nesta semana. As unidades aparecem em ordem alfabética de município:

Município

Unidade

Atividade prevista

Data

Araraquara

Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz

Etec promove palestra com psicólogo para seus estudantes.

25 de setembro

Capital

Etec Guaracy Silveira (Pinheiros)

A unidade realizará uma roda de conversa sobre bullying e suicídio com professores e estudantes de Psicologia.

28 de setembro

Etec de Itaquera II

Programação do evento inclui roda de conversas e palestras sobre o tema da campanha.

19, 20, 24 e 25 de setembro

Etec Prof. Aprígio Gonzaga (Penha)

Haverá palestra abordando a prevenção ao suicídio.

28 de setembro

Fatec Itaquera – Prof. Miguel Reale

Faculdade realiza palestra sobre prevenção ao suicídio.

27 de setembro

Etec de Heliópolis

Unidade espalhou pela escola murais com trechos do livro Viver é a melhor opção, do jornalista André Trigueiro.
Também há um painel em formato de árvore com recados de otimismo, que podem ser retirados e substituídos por outros.

Atividade final prevista para novembro

Etec Mandaqui

A programação da Etec traz uma roda de conversas com alunos sobre a prevenção ao suicídio e palestra com uma psicóloga.

3, 10, 17, 24 e 25 de setembro

Garça

Etec Monsenhor Antônio Magliano

Um psicólogo vai abordar a valorização da vida na unidade; no mesmo dia haverá uma passeata pelo centro da cidade com alunos e professores.

26 de setembro

Itaquaquecetuba

Etec de Itaquaquecetuba

Cartazes com frases e desenhos que remetem à campanha Setembro Amarelo foram espalhados pela escola. Haverá ainda um encontro para discutir a importância deste mês e o significado da campanha.  Na quarta-feira serão distribuídos laços amarelos aos estudantes.

26 de setembro

Itu

Fatec Itu – Dom Amaury Castanho

Estudantes do último ano do curso de Psicologia de instituição parceira farão o atendimento a alunos da Fatec. Também haverá palestra sobre suicídio e drogas.

A definir

Jundiaí

Etec Vasco Antônio Venchiarutti

Etec criou um mural para que os alunos pudessem se expressar sobre o tema da campanha e uma caixa para depositar cartas que serão respondidas por uma Comissão Acolhedora. Haverá ainda palestras e uma peça teatral sobre a prevenção ao suicídio.

A definir

Porto Ferreira

Etec Prof. Jadyr Salles

Evento terá a apresentação de trabalhos  sobre a prevenção ao suicídio em inglês ou espanhol.

28 de setembro

Santa Isabel

Etec de Santa Isabel

A unidade organiza ciclo de palestras e concurso de trabalhos sobre prevenção ao suicídio.

 Atividades extras de 12 a 26 de setembro.

Santa Rita do Passa Quatro

Etec Manoel dos Reis Araújo

Para a conscientização dos alunos, a unidade organizou palestra sobre depressão na adolescência e suicídio.

26 de setembro

São José do Rio Preto

Fatec São José do Rio Preto

Nesta quinta-feira, a Fatec realiza um bate papo entre os alunos e psicólogas para debater a prevenção ao suicídio.

27 de setembro

São Sebastião

Etec de São Sebastião

Divulgação de material do Centro de Valorização da Vida nos murais da unidade e palestra abordando temas como prevenção ao suicídio, bullying e automutilação.

28 de setembro

Tatuí

Etec Sales Gomes

Salas decoradas, informativos e painéis relacionados ao combate ao suicídio são algumas das atividades que serão desenvolvidas nesta quarta-feira. No dia 27 haverá uma palestra sobre o tema da campanha.

26 e 27 de setembro

Tietê

Etec Dr. Nelson Alves Vianna

Nesta terça-feira, 25, a Etec organiza palestra com uma psicóloga que vai falar sobre depressão em diferentes momentos da vida. Nos ambientes da unidade há murais que divulgam índices e informações da campanha.

25 de setembro

Vera Cruz

Etec Paulo Guerreiro Franco

Orientações individuais ou coletivas para os alunos são realizadas permanentemente.

_____

Votorantim

Etec Prof. Elias Miguel Junior

A Etec colocou duas caixas em sua sede para que alunos pudessem depositar papéis com seus desabafos, angústias e mensagens positivas. Também organiza uma palestra para abordar o tema da campanha.

4 de outubro