Campanha #FocaNoTrânsito promove ações educativas em Campinas

Iniciativa do Detran.SP faz parte do Maio Amarelo; atividades, como palestra, simulação de acidente e peça teatral, vão até dia 31

qua, 17/05/2017 - 15h32 | Do Portal do Governo

Durante o mês de maio, a cidade de Campinas receberá as atividades da campanha #FocaNoTrânsito, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Pedágios educativos, com orientações e entrega de kits, serão realizados em diferentes pontos do município, em parceria com a prefeitura e a Unicamp.

A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito. De acordo com dados do InfosigaSP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e desatenção.

Apresentações
Nesta quarta-feira (17), as atividades começaram com palestra, simulação de acidente e entrega de kits na região central da cidade. A ação, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas e pelo Detran.SP, contou com estagiários do curso de Medicina da Unicamp.

No domingo (21), no Shopping Dom Pedro, de 12h às 17h, acontece uma campanha sobre álcool e direção, em que mímicos farão apresentações de esquetes teatrais. O Detran.SP distribuirá bafômetros descartáveis e material da Campanha #FocaNoTrânsito.

As ações continuam na próxima semana. No dia 25, de 9 às 16h, a Lagoa do Taquaral recebe eventos educativos e inspeção dos itens de segurança do veículo de forma gratuita. Também na Lagoa, em 28 de maio, de 10h às 15h, serão distribuídos brindes sobre a campanha. A palestra “Carro sob Controle” encerra as atividades do Maio Amarelo, no Anfiteatro do Sesi Amoreiras, no dia 31, de 9h às 12h, com o piloto de teste, apresentador do programa Auto Esporte e Embaixador do Movimento Maio Amarelo no Brasil, César Urnhani.

#FocaNoTrânsito
Como o trânsito exige 100% de atenção, não por acaso o mascote da campanha do Detran.SP em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é uma foca, pois quem #FocaNoTrânsito vai em segurança.

Desenvolvida em diversas cidades do Estado, a ação conta com imagens do animal em várias situações no tráfego. Além disso, ”homens-foca” circulam por vários espaços públicos e privados.

Acompanhe a iniciativa pelas redes sociais do Detran.SP, no Facebook, Twitter e Instagram.