Campanha do Agasalho: Poupatempo quer bater recorde de 300 mil peças

Até agora, os postos do Poupatempo no Estado já receberam 140 mil doações; prazo vai até o fim do mês de julho nas 72 unidades fixas

sex, 14/07/2017 - 11h32 | Do Portal do Governo

DownloadDivulgação Poupatempo
Gustavo Besana, funcionário do Poupatempo Mauá: semelhança com personagem da campanha ajudou a alavancar doações

A Campanha do Agasalho 2017, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, termina no próximo dia 31 de julho e, para alavancar as doações na reta final, o Poupatempo está reforçando os pedidos a todos os colaboradores e usuários, com a meta de bater o recorde de 300 mil peças doadas.

Até agora, os postos do Poupatempo no Estado já receberam 140 mil doações. As peças de roupas, agasalhos e cobertores em bom estado podem ser doadas nos 72 postos fixos do Poupatempo e serão repassadas a entidades de assistência social no Estado.

Em vários postos, os colaboradores fazem oficinas de tricô e crochê e mobilizam campanhas internas em uma corrente solidária, que inclui rifas e reuniões de arrecadação de fundos. As unidades que mais conseguiram doações foram as de Ribeirão Preto (17,4 mil peças), Campinas (15,1 mil), São José do Rio Preto (13,4 mil) e Itaquera (11,9 mil).

Uma das ações para incentivar as doações é o curta-metragem de animação “Malu Moletom, uma história para aquecer a todos”, produzido pela agência de publicidade Lew’Lara\TBWA para o Fundo Social de Solidariedade (confira acima).

Inaugurado em maio do ano passado, o Poupatempo Mauá participa pela primeira vez da campanha e já conseguiu 1,4 mil de peças, parte disso graças à ajuda de um colaborador identificado na unidade como sósia do personagem ‘Gigante’, do filme promocional. Gustavo Besana, dono de uma barba generosa, trabalha na área de serviços municipais e resolveu incorporar o personagem, posando para fotos ao lado do cartaz da ‘Malu Moleton’.

“As pessoas me perguntam se eu tenho uma blusa de retalhos igual à do personagem, mas infelizmente não tenho, se tivesse doaria para a campanha”, brinca o funcionário de 28 anos. Ele diz que usa a barba há vários anos e que até a própria família acha que foi ele quem inspirou a criação do personagem do filme.

A presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, destacou a importância da iniciativa promovida todos os anos durante o inverno. “O importante é as pessoas doarem com amor. Podem ser roupas até usadas, mas que sejam lavadas, pois quem vai receber tem que sentir amor. As pessoas que receberem as peças em bom estado se sentirão protegidas e acolhidas”.

Coleta
As doações podem ser feitas até o fim de julho nos postos do Poupatempo, durante todo o horário de funcionamento. Para localizar o endereço mais próximo, os usuários podem acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo SP Serviços.

Em 2016, mais de 9,5 milhões de peças foram arrecadadas e distribuídas para 231 municípios, além de 283 entidades que solicitaram a doação.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, o programa já prestou mais de 540 milhões de atendimentos. Atualmente, conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. Juntas, elas atendem a mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘Melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.