Campanha “Bombeiro Sangue Bom” realiza coletas no Estado de SP

Doações de integrantes da corporação e cidadãos podem ser feitas até 31 de julho, período em que os estoques dos hemocentros ficam reduzidos

qua, 12/07/2017 - 18h42 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo promove, até 31 de julho, a 14ª edição da campanha “Bombeiro Sangue Bom”. A iniciativa tem o objetivo de estimular a doação de sangue por parte dos integrantes da corporação e motivar cada cidadão a fazer o mesmo.

De acordo com o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, além de salvar vidas no dia a dia, os profissionais de segurança também se empenham em participar do projeto.

Especial Bombeiros: para eles, o que importa é salvar vidas

“Nós temos um papel importante na sociedade e já socorremos mais de 247 mil pessoas. Muitos pacientes, por exemplo, em casos de acidentes, são levados aos hospitais e precisam de sangue. Então, a campanha amplia a nossa ajuda para além do momento da ação”, destaca Palumbo.

Demanda
Desde a criação da iniciativa, em 2004, cerca de 30 mil bolsas de sangue foram coletadas. Do total, mais de 3,3 mil doações foram feitas pelos bombeiros somente ano passado. A meta para 2017 é superar a do ano anterior, com a ajuda dos integrantes da corporação que atuam nos 21 grupamentos do Estado.

O Corpo de Bombeiros lança a campanha nesta época do ano porque se trata de um período em que as doações são reduzidas e os estoques dos hemocentros podem ficar insuficientes para a demanda.

“Nós ajudamos todos os hospitais do Estado que possuem hemocentro, por meio da Fundação Pró-Sangue, que coleta e distribui as doações”, explica o porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Homenagem
Como maneira de incentivar os profissionais a fazer o maior número possível de doações, o troféu transitório “Bombeiro Sangue Bom” é concedido, todos os anos, à unidade com a maior quantidade de doadores em relação ao efetivo. Atualmente, o prêmio está em Ribeirão Preto, com o 9° Grupamento de Bombeiros da região.

“É uma maneira formidável de parabenizar o pessoal que mais auxilia na campanha”, disse o capitão Marcos Palumbo sobre a competição. “Espero que, com essa nossa iniciativa, as pessoas sejam motivadas a ajudar e também a salvar vidas”, acrescenta.