Brazil Patchwork Show reúne estudantes de Etecs da capital

Estilista Zuzu Angel será homenageada em mostra dos cursos de Comunicação Visual e Modelagem do Vestuário junto ao Ensino Médio

qua, 15/05/2019 - 15h54 | Do Portal do Governo

Com início nesta quarta-feira (15) e término no sábado (18), dois eventos reúnem alunos dos cursos técnicos de Comunicação Visual e Modelagem do Vestuário integrados ao Ensino Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Carlos de Campos e José Rocha Mendeso, o Brazil Patchwork Show e Scrapbooking Show.

Inteiramente dedicadas ao trabalho artesanal produzido a partir de retalhos de tecidos, as duas feiras apresentam as novidades e lançamentos de máquinas de costura, ferramentas, produtos, tecidos, aviamentos e acessórios que compõem o universo do patch e do scrap. Além disso, também oferecem cursos, exposições e demonstrações.

Entre as três exposições apresentadas pelos estudantes, destaca-se Blytes & Zuzu Angel, com bonecas blytes vestidas com modelos baseados nas criações da estilista brasileira que ficou conhecida internacionalmente na década de 1970. Zuzu também será tema do Desafio Fashion Paper Craft, no qual os jovens devem criar um traje com papel inspirado no universo criativo e na vida da designer de moda.

As outras duas exposições com participação dos alunos são Monochrome, com estampas gráficas e geométricas nas cores preto e branco; e Moda, Cor e Patchwork, resultado da interação entre as disciplinas de artes, laboratório de criação e laboratório de costura. Ao todo, aproximadamente 100 estudantes participam das atividades.

De acordo com o coordenador de Modelagem do Vestuário da Etec José Rocha Mendes, Vagner Carvalheiro, participar da feira é uma forma de experimentar a dinâmica do mercado de trabalho. “É uma possibilidade de entrar em contato direto com clientes, fornecedores e designers que usam a técnica para criar produtos inovadores, além de ampliar a criatividade, incluindo novos meios de inserção no mercado profissional.”