Brasil é medalha de prata no futsal em Olimpíadas nos Emirados Árabes

Com professor das Etecs na comissão técnica, time ficou em segundo lugar nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais

ter, 19/03/2019 - 17h47 | Do Portal do Governo

A seleção brasileira de futsal unificado ganhou medalha de prata nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, nesta terça-feira (19), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A final da modalidade foi disputada contra a Lituânia, que venceu a partida por 4 x 2.

Realizada pela Special Olympics International, instituição norte-americana sem fins lucrativos fundada em 1968, a competição promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual em todo o mundo – a última edição aconteceu em Los Angeles (EUA) em 2015.

“O ganho cultural, pessoal e profissional é imensurável”, avalia o auxiliar técnico da equipe, Ivan Santos. “Foi uma experiência única que permanecerá para sempre em nossa memória e coração”, complementa.

Professor das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Parque da Juventude e de Esportes, ambas localizadas na zona norte da Capital, Santos faz parte da delegação brasileira formada por cem integrantes, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio.

Ao todo, os jogos reúnem mais de sete mil participantes de 192 países. Aproximadamente 20 mil voluntários integram a organização do evento.

Campanha

O Brasil empatou com o Nepal (1×1) e venceu a Itália (3×0) nas partidas de nivelamento, que procuram garantir o equilíbrio da disputa. Na fase competitiva, empatou com a França (3×3), perdeu da Lituânia (2×0) e venceu a Indonésia (4×1), além da derrota na final, novamente para os lituanos.