Bom Prato Limeira tem mais de 1 milhão de refeições servidas

Almoço especial de aniversário de três anos contou com participação do secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro

sex, 23/02/2018 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Bom Prato Limeira, no interior paulista, comemorou seu terceiro aniversário na última terça-feira (20). Mas não só a data foi celebrada. A unidade também alcançou a marca de 1 milhão de refeições servidas desde a inauguração. O restaurante popular fica no centro da cidade, na Rua Treze de Maio, 527.

Para o secretário Floriano Pesaro, responsável pela pasta, garantir a segurança alimentar das pessoas é a prioridade. “Desde 2015, foram entregues cinco novos restaurantes e a unidade de Limeira foi a primeira. Fico feliz com o resultado deste trabalho, que é visto no retorno positivo da população”, conclui Pesaro.

Para a coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, Rita Dalmaso, uma alimentação nutritiva vai além de saciar a fome.

“O Programa Restaurante Bom Prato leva uma alimentação de qualidade, de alto teor nutritivo, a preço acessível. Com isso ameniza a carência nutricional da população assistida, melhorando suas condições de vida e promovendo, de forma paralela, a segurança alimentar e o resgate da cidadania”, declarou.

O governador Geraldo Alckmin reafirmou: “É uma alimentação balanceada, bem-feita, e por 1 real. Boa alimentação é saúde para a população”, concluiu.

Maria Tereza Rocha trabalha próximo a uma das 52 unidades do Bom Prato. Para ela, a refeição feita no restaurante popular tem um motivo especial. “Eu não almoço todos os dias no Bom Prato, mas quando tenho tempo eu almoço e, com o dinheiro que sobra, levo doces para as crianças”, disse.

Sobre o Bom Prato

Criado há 17 anos, a rede oferta alimentação balanceada e de qualidade (almoço e café da manhã). O foco está na população de baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em todo o Estado de São Paulo o Bom Prato oferece, diariamente, 86 mil refeições. Desde a inauguração, o programa já serviu mais de 195 milhões de refeições e recebeu investimento de mais de R$ 540 milhões. No total, foram mais de 300 mil toneladas de alimentos e mais de 200 milhões de frutas.

Há 52 unidades em funcionamento, sendo 22 localizadas na Capital, nove na Grande São Paulo, seis no litoral e 15 no interior. O almoço, com 1.200 calorias, é composto por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa (geralmente uma fruta da época).

No café da manhã, com média de 400 calorias, é oferecido leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. Em setembro de 2011, o café da manhã foi implantado em todos os restaurantes.