Billings recebe primeira usina solar fotovoltaica flutuante de SP

Tecnologia inédita na capital paulista será testada em fase piloto para verificar viabilidade de geração de energia elétrica

qui, 27/02/2020 - 12h20 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA
Usina flutuante ocupa uma área de mil metros quadrados do reservatório Billings

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), começou na quarta-feira (26) testes da primeira usina fotovoltaica flutuante da cidade de São Paulo. O uso dessa usina, que gera energia a partir da radiação solar, tem por objetivo ampliar o uso de fontes alternativas e sustentáveis na geração de energia elétrica.

A plataforma em teste tem 100 kilowatts de potência e o projeto piloto será avaliado durante 90 dias. O empreendimento ocupa uma área de mil metros quadrados do reservatório Billings junto à usina elevatória de Pedreira. Para implantação do projeto foram investidos R$ 450 mil em equipamentos. A iniciativa é em parceria com a Sunlution Soluções em Energia Ltda, que foi escolhida por meio de Chamamento Público lançado em outubro.

O teste servirá para avaliar a viabilidade da implantação de usinas fotovoltaicas nos reservatórios da capital. Se o resultado for positivo, a Emae abrirá uma nova chamada pública para implantação de usinas semelhantes nas represas Billings e Guarapiranga.

“Nós temos que buscar alternativas em parceria com a iniciativa privada e com a população a fim de mudarmos nossos hábitos e investirmos no desenvolvimento sustentável. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos”, explica o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.