Balada Campeã oferece esporte, lazer e saúde a comunidades da capital

Projeto será realizado em Heliópolis, Brasilândia, Paraisópolis e Rio Pequeno durante oito finais de semana, a partir de 15 de setembro

seg, 04/09/2017 - 15h31 | Do Portal do Governo

Oferecer opções de esporte, lazer e entretenimento para quatro grandes comunidades carentes da capital paulista: Heliópolis, Brasilândia, Paraisópolis e Rio Pequeno.  Esse é o objetivo do projeto Balada Campeã, lançado nesta segunda-feira (4), no Museu do Futebol.

“Um grande projeto esportivo e social para os jovens. O futuro começa hoje e se chama juventude. Vai do dia 15 de setembro até 11 de novembro. Toda sexta e sábado, das 10h da noite às 3 horas da madrugada, em nossas escolas, uma em cada local: Rio Pequeno, Paraisópolis, Brasilândia e Heliópolis”, comentou o governador, antes de detalhar mais sobre o projeto desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ).

“Nós estaremos oferecendo para a juventude uma boa equipe de preparo, atividades esportivas e atividades artísticas. Essa é a melhor maneira de a gente afastar da droga, é promover o esporte e fazer prevenção”, explicou.

Geraldo Alckmin falou ainda sobre a necessidade de acompanhar de perto o crescimento dos jovens. “Nós temos que estar muito perto, próximos da juventude, e oferecendo para as comunidades lazer, entretenimento, esporte, prevenindo”, disse Alckmin, citando as atividades do Balada Campeã como uma boa maneira de educar o jovem.

“A gente tem muito aspecto repressivo, mas nós devemos estimular o esporte que educa, que melhora a saúde e que ensina a vencer e a perder, que nos faz melhor como cidadão”, concluiu o governador, enaltecendo o projeto que vai atender quase meio milhão de pessoas.

O Balada Campeã ocorrerá em oito finais de semana e envolve um torneio de futsal (modalidade escolhida pelas próprias comunidades) com 64 equipes participantes.

Além do esporte preferido pelos moradores, serão oferecidas oficinas e competições de grafite e arte de rua, apresentações e batalhas de “rap do bem”, e ainda apresentações e competições de futebol freestyle.

Além das atividades esportivas e artísticas serão realizados atendimentos com equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos e nutricionistas. Os profissionais da saúde darão orientações, consultas e encaminhamentos nas quatro comunidades.

O projeto se encerra com a definição dos campeões, na etapa final, que ocorrerá no Ginásio do Ibirapuera, dia 11 de novembro.

A parceria com a iniciativa privada vai garantir sem custos ao Estado nem aos participantes a reforma e pintura nas quadras das escolas, material esportivo (bolas, rede e uniformes), além da tinta utilizada para o grafite.

O lançamento do evento contou com a presença do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, e estrelas do esporte como o multicampeão de futsal Falcão, a jogadora de basquete “Magic” Paula e o astro do vôlei Marcelo Negrão, dentre outros, além de autoridades e representantes das quatro comunidades.