Bairro Jaraguá, na capital, recebe mutirão de regularização de dívidas

Cidadãos receberão apoio e orientação do Serasa e SCPC para solucionar endividamentos; ação acontece nesta sexta-feira (28), no CIC Oeste

qui, 27/07/2017 - 20h52 | Do Portal do Governo

Cidadãos que estão enfrentando problemas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos terão a oportunidade de receber apoio e orientação para solucionar as dívidas graças a uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Por meio do Centro de Integração da Cidadania – CIC, unidade Oeste, em parceria com a Fundação Procon, pelo Núcleo de Tratamento do Superendividado, acontece nesta sexta-feira (28) o “Primeiro Tratamento do Superendividado na Periferia”. A ação será no próprio CIC, das 9h às 16h, e conta com o apoio do Serasa e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

As renegociações valem para casos envolvendo cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos. Não serão renegociadas dívidas de IPTU, IPVA, IR (impostos em geral); dívidas com pessoas físicas (particulares); pensão alimentícia; e contratos imobiliários (financiamento de imóveis, aluguéis, condomínio etc).

Durante todo o dia, os funcionários do Procon farão a coleta de dados dos consumidores e entrevistas para entender cada caso. Em seguida, as informações serão encaminhados para as tratativas de renegociação.

O Serasa vai disponibilizar consulta de CPF e o consumidor saberá o nome do credor e como contatá-lo. Além disso, a população poderá fazer o Cadastro Positivo, que é um indutor do bom comportamento e um antídoto contra o superendividamento.

Uma equipe do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) orientará os consumidores sobre como regularizar seus débitos e distribuirá materiais de economia financeira como a “Cartilha do Orçamento Doméstico” e o Guia “Dicas de ouro para economizar em tempos de crise”.

Os interessados em regularizar a situação financeira deverão comparecer ao local munidos de cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de endereço; extrato do SCPC/Serasa; cópia dos três últimos holerites (caso seja registrado); e cópia dos contratos a serem renegociados. Não serão aceitos documentos originais.

O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.