Atividades gratuitas animam o Pós-carnaval nas Fábricas de Cultura

Programação oferece oficinas de construção de instrumentos e de criação de máscaras, teatro, Carnarock, samba de raíz e muito mais

qua, 14/02/2018 - 12h57 | Do Portal do Governo

Apesar do feriado de Carnaval ter passado, as comemorações momescas seguem durante todo o mês de fevereiro.

As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul realizam diversas atividades especiais e gratuitas para comemorar a tradicional folia brasileira. Oficina de Construção de instrumentos, Festival Carnarock e Teatro de Mamulengo são alguns dos destaques desta programação.

Em Toks & Batuks: oficina de construção de instrumentos, os participantes aprendem de forma simples e prática a criar instrumentos afro-brasileiros feitos de cabaça, como o xequerê. A atividade acontece em todas as unidades das Fábricas, entre 20 e 22 de fevereiro.

As bibliotecas também promovem as comemorações.Carnavalizando Mascaradamente propõe a criação de máscaras em diferentes formatos na Fábrica de Cultura Capão Redondo, no dia 16 de fevereiro, sexta-feira, às 14h30.

O Baile de Carnaval na Fábrica de Cultura Brasilândia acontece em 24 de fevereiro, sábado, às 14h. No mesmo dia, mas às 13h, o Carnafábrica tem como tema o Capão Redondo, criando e construindo a partir das referências do bairro. A atividade, que reúne cortejo e baile terá alas construídas pelos aprendizes da Fábrica.

A valorização do samba de raiz, um dos principais ritmos brasileiros, vai acontecer no Samba da Tia Preta, uma reunião de amigos dos bairros Jova Rural, Vila Nova Galvão, Jardim Hebron e Jardim Filhos da Terra, todos próximos à Fábrica de Cultura Jaçanã, que oferece a atividade no dia 25 de fevereiro, domingo, às 17h, .

Já para os amantes do rock que querem escapar da folia carnavalesca, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís promove, às 16h de 24 de fevereiro, o Festival Carnarock, com as bandas Alqueive e Colônia Cratera.

Fechando as comemorações, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 15h, o Teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil. Na peça, o mestre Valdeck de Garanhuns e o grupo musical Trio Tropeiros da Serra mostram algumas tradições do carnaval pernambucano: os papangus de bezerros, o frevo e o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, a troça da ala ursa e o boi de carnaval.

SERVIÇO

Atrações do Pós-carnaval nas Fábricas de Cultura

Carnavalizando Mascaradamente
16/2, sexta-feira às 14h30 – Capão Redondo

Toks & Batuks: oficina de construção de instrumentos
20/2, terça-feira, às 10h – Capão Redondo | 15h – Jardim São Luís
21/2, quarta-feira, às 10h – Vila Nova Cachoeirinha | 15h – Brasilândia
22/2, quinta-feira, às 15h – Jaçanã

Baile de Carnaval
24/2, sábado, às 14h – Brasilândia

Carnafábrica 2018
24/2, sábado, às 13h – Capão Redondo

Festival Carnarock
24/2, sábado, às 16h – Jardim São Luís

Samba da Tia Preta
25/2, domingo, às 17h – Jaçanã
Local: Comunidade da Jova Rural – Rua Telma Regina Cordeiro Correia

Teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil
27/2, terça-feira às 15h – Vila Nova Cachoeirinha

Endereços das Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, S/N

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 3997

www.fabricasdecultura.org.br | Acessibilidade no local.