Atendimento em câncer, hemodiálise e UTI é debatido em Brasília

Em audiência com Ministro da Saúde, em Brasília, Alckmin e o secretário David Uip destacam prioridades para área da saúde em São Paulo

qua, 09/08/2017 - 14h14 | Do Portal do Governo

Melhorar as condições para investir no tratamento de câncer, hemodiálise e UTI. Essas três prioridades foram solicitadas ao Ministério da Saúde.

Em audiência realizada nesta quarta-feira (9) com o ministro Ricardo Barros, em Brasília, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Saúde, David Uip, indicaram as áreas da saúde com maior demanda para melhorar o atendimento da população paulista.

“Trouxemos aqui os pleitos da população de São Paulo. O credenciamento, a habilitação e o pagamento para três áreas prioritárias: UTIs; Oncologia, que é o câncer; e hemodiálise, da área de nefrologia”, explicou o governador, que detalhou a situação de cada uma das áreas.

“São dois pleitos: aqueles que já estão habilitados e falta a liberação de recursos, de serviços; e outros que encaminhamos ao ministério para habilitação”, explicou o governador, esclarecendo que os serviços já estão sendo feitos para a população.

“São serviços que já estão funcionando, atendendo a população com qualidade e de forma gratuita, inclusive já habilitados. É o pagamento! E outros que também estão funcionando, mas ainda não estão habilitados”, comentou Alckmin, satisfeito com a audiência.

“Foi uma reunião proveitosa. O ministro já chamou a sua assessoria e sua equipe para poder verificar esses processos. Foi um bom encontro de trabalho”, definiu o governador, que vê o cidadão paulista fortalecido para contar com um melhor atendimento da rede púbica estadual de saúde. “Com isso a gente pode expandir ainda mais os serviços no Estado de São Paulo, de forma gratuita e com qualidade para nossa população”.

Além da audiência, Geraldo Alckmin gostou de voltar ao Ministério da Saúde. “Matei saudade aqui do Ministério da Saúde, onde, quando deputado federal, eu fui relator da Lei Orgânica da Saúde, a Lei 8.080, que estabeleceu todas as bases do Sistema Único de Saúde. Então eu vinha muito aqui para dialogar e poder relatar essa lei, que normatizou a questão da saúde no Brasil.