Atendente virtual do Poupatempo é destaque em evento de TI

Case Poupinha foi apresentado no Meeting Diditalks 2017; serviço facilita vida do cidadão paulista

dom, 21/05/2017 - 11h46 | Do Portal do Governo

O Poupinha, atendente virtual do Poupatempo, é um sucesso! A tecnologia foi apresentada no evento Meeting Diditalks 2017 e colecionou elogios dos profissionais presentes. No encontro, Ilídio Machado, superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, explicou que “o Poupinha está ajudando o Poupatempo a atender melhor os usuários, facilitando os agendamentos e o acesso às informações sobre serviços”.

O atende virtual é capaz de auxiliar o internauta na hora de fazer agendamentos no site do Poupatempo e nas redes sociais. Em quatro meses de testes, foram trocadas de 14 milhões de mensagens com usuários da central de serviços públicos do Estado de São Paulo.
Capaz de “conversar” em linguagem natural, o robô chega a ser confundido com um atendente humano e já recebeu quase 70 mil mensagens com expressões como “muito obrigado” e “Deus te abençoe”.

Para Rodrigo Scotti, presidente da Nama – Inteligência Artificial, empresa que desenvolveu a tecnologia do Poupinha -, a explicação para o sucesso do Poupinha é o fato de que ele é muito fácil de interagir pelo computador ou pelo celular, e resolve o problema do Poupatempo, que tem usuários de todas as classes sociais e todas as faixas de renda. “Ele responde com linguagem natural bastante compreensível a todos de forma rápida e objetiva, como as pessoas esperam hoje em dia.”

Questionado pelos especialistas presentes sobre as inovações que serão incorporadas ao Poupinha, o presidente da Nama disse que ele tende a ficar cada vez mais ‘inteligente’, na medida em que ele amplia o banco de dados de respostas. “Quanto mais ele interage, mais aprende”, explicou.

Confira o vídeo sobre o Poupinha!

 

Mais reconhecimento
O Poupinha também foi destaque no site especializado em tecnologia digital e telecomunicações móveis Mobile Time. Segundo o site, a Nama, empresa que criou a tecnologia do chatbot do Poupatemo, registrou um crescimento de 65% na quantidade de mensagens trocadas entre cidadãos e seu sistema no Facebook Messenger.

Tais números foram apresentados no Fórum de Desenvolvedores do Tela Viva Móvel. “Em um mês, a quantidade de mensagens no bot de serviços do Poupatempo saltou de 8,5 milhões para 14 milhões”.

“O crescimento acontece porque o Governo do Estado de São Paulo começou a investir mais em marketing para o bot”, explicou Scotti à Mobile Time. O bot criado pela empresa de inteligência artificial teve outros recordes entre abril e maio. A quantidade de agendamentos virtuais passou de 218 mil para 385 mil, um incremento de 76,6%.

A média de usuários que usam o bot diariamente também aumentou, de 5 mil para 6 mil pessoas. Até as mensagens de agradecimento como “obrigado”, “deus lhe pague” e “deus abençoe” aumentaram de 58 mil para 72 mil no último mês, um acréscimo de 24%.