Até sexta (16), sete Fatecs de SP recebem 2ª edição do Siced

Seminário Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional acontece na capital, Cotia, Indaiatuba, Itu, Osasco e São Roque

qua, 14/08/2019 - 17h09 | Do Portal do Governo

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) realizam nesta semana o 2º Seminário Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional (Siced). O evento ocorre nas unidades de Itaquera, Zona Leste (ambas na capital), Cotia, Indaiatuba, Itu, Osasco e São Roque.

Por meio de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos de estudantes e professores de diversas instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras, o evento tem como objetivo integrar profissionais regionais e internacionais, organizar rodadas de negócios e equipar prefeituras com instrumentos para desenvolver o comércio exterior e as relações internacionais.

A iniciativa pretende ainda criar maior sinergia entre o setor produtivo, universidades e poder público. “É uma oportunidade importante para que empresas, prefeituras e instituições de ensino se articulem em busca de investimentos, desenvolvimento e inovação para as diversas regiões onde ocorre o evento”, explica Ricardo Nóbrega, coordenador do curso superior tecnológico de Comércio Exterior da Fatec Indaiatuba – estreante no evento. “Também propomos a integração dos demais cursos ministrados nas unidades que participam do Seminário”, conclui.

Além de Comércio Exterior, as Fatecs que participam do evento oferecem os seguintes cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Eventos; Fabricação Mecânica; Gestão Comercial; Gestão da Produção Industrial; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Serviços; Gestão de Turismo; Gestão Empresarial; Gestão Financeira; Logística Aeroportuária; Manutenção Industrial; Mecânica: Processos de Soldagem; Mecatrônica Industrial; Redes de Computadores; Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado; e Sistemas para Internet.

O 2º Siced é promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Osasco, em parceria com Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus Franca; Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (ADHILAC); e outras instituições públicas e privadas.

O professor da Universidade de Coimbra, António Cordeiro, abriu o evento nesta segunda-feira (12), na Fatec São Roque, com a palestra “Inovação, especialização inteligente e desenvolvimento na Região Centro de Portugal”.

A programação completa está disponível no site do 2º Siced.