Aprenda a preservar corretamente livros antigos

Casa Guilherme de Almeida, na capital paulista, conta com oficina de pequenos reparos que ajudam a manter a integridade dos impressos

qua, 13/02/2019 - 18h15 | Do Portal do Governo

Quem gosta de ler e comprar livros sabe que, com o tempo e manuseio, é possível que as páginas comecem a cair, a capa perca sua aparência de nova e surjam alguns riscos e desgastes. Mas com alguns cuidados simples, ele pode ser restaurado e colocado para leitura novamente.

O jornalista Tacio Fonseca possui uma coleção com alguns de seus livros favoritos. Porém, confessa que há muito tempo não lê alguns com medo de estragá-los. “Eu evito pegar os mais antigos, pois tenho medo que a capa abra e as páginas caiam. Sempre penso que preciso achar uma forma de restaurar e não estragar”, diz.

De acordo com a professora e restauradora da Casa Guilherme de Almeida, Marlene Laky, muita gente tem costume de passar cola branca ou colocar fita adesiva para grudar um livro desmontado. Mas isso, além de danificar ainda mais as páginas, pode prejudicar na hora da leitura. Existem certos tipos de colas específicas que podem ser utilizadas nesses casos.

Marlene ressalta ainda a atenção necessária que todo mundo deve ter com os livros. “Se for um livro pesado, é bom ter um apoio ao manusear. Um recurso bem bacana é fazer uma capa de papel para proteger. Evitar pegar luz, que também muda a cor”, conta.

Dicas como essas são oferecidas na oficina de pequenos reparos promovida pelo museu na capital paulista. Isso porque a entidade possui uma atenção diária com as suas obras. Hoje, conta com um acervo de artistas renomados no país e tem como objetivo preservar o legado e a memória dessas personalidades.