Aplicativo SP Serviços aproxima os serviços públicos do cidadão

Governo paulista aproveita as novas tecnologias para facilitar a vida das pessoas que procuram o Estado em busca de seus serviços

qui, 06/04/2017 - 11h33 | Do Portal do Governo

Para acessar a diversos tipos de serviços públicos, o Governo do Estado mantém à disposição dos usuários de celular  e tablets o aplicativo SP Serviços, disponível nas lojas App Store e Google Play (plataformas Android e IOS).

O SP Serviço é na realidade um loja que reúne outros aplicativos de órgãos públicos do Estado com acesso a agendamento de serviços do Poupatempo, Detran-SP, Metrô, CPTM, EMTU, entre outros. São dezenas de serviços disponíveis. Veja alguns exemplos do que é possível acessar pelo aplicativo.

O aplicativo do Poupatempo permite agendar data e horário para ser atendido nas unidades, além de consultar prazos, taxas e documentos necessários. Quem agenda a emissão de documentos como o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recebe um link para saber o que é necessário fazer para obtê-los.

Pelo aplicativo do Detran-SP é possível consultar multas, pontos na carteira e situação dos veículos, além do acesso a um simulado da prova para quem vai fazer o exame da primeira habilitação.

É possível consultar mapas e informações em tempo real da situação das linhas pelo aplicativo do Metrô e no aplicativo da CPTM, os itinerários de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.

Ao todo são 38 aplicativos disponíveis. Há ainda games educativos como o SP x Dengue, sobre o combate ao mosquito aedes aegipty,  e o Bem-te-vi, programa educativo do Detran-SP e da Polícia Militar, sobre educação no trânsito.

Pelo SP Serviços é possível também consultar débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado (PGE-SP), nota e frequência de alunos “Diário de Classe” (Secretaria da Educação) e autenticidade de guias de transporte animal e vegetal (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), além de obter informações e acompanhamento de pedidos ao SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Arquivo Público do Estado).

No aplicativo da CDHU, pode-se pedir a segunda-via de boletos de financiamento imobiliário dos programas habitacionais do Governo do Estado.

No aplicativo da Atendimento Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) os consumidores podem apresentar  e acompanhar o andamento de queixas sobre os serviços de saneamento, gás canalizado e energia elétrica.

Há ainda aplicativos do Corpo de Bombeiros, de consulta à Nota Fiscal Paulista, Cetesb, Tribunal de Contas do Estado, Secretaria do Meio Ambiente, Procon, entre outros. Toda vez que um aplicativo é apresentado, o usuário é avisado com o símbolo de “novo”.

Como Baixar
A oferta de aplicativos e informações de utilidade pública faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso à informação e prestação de serviços públicos, utilizando todas as formas de tecnologia a serviço da população. Para baixar o SP Serviços, basta buscá-lo nas lojas de aplicativos apropriadas ao seu dispositivo (Google Play ou App Store).