Aplicativo Cuide-se Bem Saúde orienta pacientes com Aids e DSTs

Disponível para iOS e Android, ferramenta apresenta histórico de exames, avisa sobre consultas agendadas e horários de tomar os remédios

qui, 20/04/2017 - 13h03 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
O aplicativo “Cuide-se Bem Saúde” pode ser baixado nas lojas virtuais, pelos sistemas iOS e Android

O aplicativo Cuide-se Bem Saúde, criado pelo Programa Estadual de DST e Aids do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, com o apoio do Hospital Emílio Ribas, é uma ferramenta para ajudar pacientes com o virus HIV e de hepatites virais a seguir corretamente o tratamento e obter os melhores resultados.

O app lembra os pacientes do horário certo de tomar os remédios, as consultas agendadas e avisa quando os medicamentos estão acabando para que possam providenciar a reposição, entre outras funcionalidades úteis para a continuidade do tratamento.

A ferramenta já está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play, na versão em português para usuários dos sistemas iOS e Android. Basta digitar pelo nome “Cuide-se Bem Saúde” no mecanismo de localização. Outra funcionalidade é o registro dos exames para acompanhar a evolução do tratamento. Também é possível o acesso a uma espécie de “bula eletrônica”, com informações sobre as características dos medicamentos, incluindo efeitos adversos.

Desenvolvido pela equipe do programa de DST e Aids em parceria com a farmacêutica Abbvie e com o  Programa Estadual de Hepatites Virais do Estado de São Paulo, com apoio do Hospital Emílio Ribas, que trata de 7.500 pacientes com Aids e Hepatites virais, o app busca se tornar ferramenta universal que possa ser utilizada pelo paciente em qualquer lugar do Brasil ou do exterior.

“A ideia nasceu da necessidade de melhorarmos a adesão ao tratamento das pessoas que hoje têm HIV e hepatites virais”, explica a médica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST e Aids do Estado de São Paulo.

Para os tratamentos serem bem sucedidos, é preciso disciplina por parte dos pacientes, que devem tomar os remédios nos horários corretos e cumprir uma rotina de exames e consultas, sem lacunas ou falhas. A expectativa é ajudar 70% das 830 mil pessoas já diagnosticadas com o HIV ou em tratamento, no Brasil.