Aplicação do Pisa para Escolas na rede estadual começa nesta sexta-feira (22)

São Paulo será o primeiro Estado do Brasil a aderir ao programa; exames também ocorrem nos dias 25 e 26 de novembro

sex, 22/11/2019 - 16h28 | Do Portal do Governo
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A aplicação do Pisa para Escolas na rede estadual de São Paulo teve início nesta sexta-feira (22). O exame integra o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em português) e é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As provas continuarão a ser aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro.

Vale destacar que a prova é digital e contará com itens de leitura, matemática e ciências, e mais 30 minutos para preencher um questionário contextual. Os questionários procuram coletar informações sobre o histórico escolar, o contexto socioeconômico dos alunos, suas oportunidades, ambientes de aprendizagem, além do engajamento e atitudes dos estudantes com relação à aprendizagem e ao ambiente escolar.

Os exames chegaram às unidades de ensino nesta quinta-feira (21). O Pisa para Escolas também mensura a percepção das relações entre professores e alunos. “Sempre queremos fornecer subsídios para as tomadas de decisão da Secretaria da Educação, com o intuito de aprimorar o setor. O Pisa trará dados importantes para que possamos melhorar ainda mais a aprendizagem ao longo da gestão”, salienta Caetano Siqueira, coordenador da Coordenadoria Pedagógica (COPED), da pasta.

Pioneirismo

São Paulo será o primeiro Estado do Brasil a aderir ao programa. Em 2017, um projeto piloto denominado Pisa-S reuniu 44 unidades públicas e privadas do Brasil, incluindo unidades de São Paulo, em uma iniciativa promovida pela Fundação Lemann.

A Escola Estadual Professor Mario Florence, localizada em Novo Horizonte, teve um resultado acima da média no exame. No campo da leitura, o desempenho médio dos alunos foi de 410,3 pontos – a média do Brasil no Pisa 2015 (o mais recente) foi de 407 pontos. Em matemática, os estudantes conquistaram 378,9 pontos, ligeiramente maior ao desempenho médio de 377 pontos obtidos pelos alunos brasileiros no Pisa 2015.

“São resultados expressivos e que mostram que o Pisa adicionará muito para nossa rede, tanto como forma de aprimorar índices como instrumento de melhoria da aprendizagem”, pontua o secretário-executivo da Educação, Haroldo Rocha.

Na Escola Estadual Shirley Camargo Von Zuben, os resultados também ficaram na média do Brasil, com exceção do campo da matemática, no qual os alunos obtiveram 368 pontos, um a mais do resultado nacional.