SP antecipa entrega de vacinas contra gripe para prevenir novo coronavírus

Governador anunciou medida ao lado do Ministro da Saúde; Instituto Butantan está fabricando 75 milhões de doses para campanha antecipada

qui, 27/02/2020 - 14h56 | Do Portal do Governo

*Atualizada às 19h13.

resumo em 3 tópicos

  • Governo de SP antecipa produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan
  • Campanha de imunização será antecipada em 23 dias, começando em 23 de março
  • Em 2020 produção será ampliada para 75 milhões de doses

O Governador João Doria confirmou nesta quinta-feira (27) a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, que será ampliada para 75 milhões de doses em 2020. Por isso, a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo será antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejado, começando em 23 de março.

A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o novo coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.

Coletiva de imprensa sobre coronavírus

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Além de Doria, participaram o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o Secretário de Estado da Saúde José Henrique Germann e o Coordenador do Centro de Contingência do COVID-19 (sigla em inglês para o novo coronavírus) em São Paulo, o médico infectologista David Uip.

Uip explicou que, embora a vacina contra a gripe não seja diretamente efetiva contra o novo coronavírus, a imunização ampliada é fundamental para reduzir a capacidade de contaminação nos próximos meses.

“Vacinando mais, mais pessoas estão protegidas e menos suscetíveis a doenças. É uma decisão absolutamente fundamental neste momento em que nós estamos começando a enfrentar um novo vírus. O Instituto Butantan está produzindo 75 milhões de doses desta vacina, é um recorde absoluto. Isto representa 10% da produção mundial”, declarou o infectologista.

O Ministro da Saúde também destacou a capacidade robusta dos serviços de São Paulo para o combate ao COVID-19. Mandetta confirmou que a campanha nacional de imunização contra a gripe será antecipada para 23 de março, quase um mês antes do prazo inicialmente planejado.

A decisão pela ampliação da capacidade vacinal em todo o Brasil vem um dia após a confirmação do primeiro caso de paciente contaminado pelo COVID-19 no país. Um homem de 61 anos residente na capital paulista teve diagnóstico positivo após retornar de viagem à Itália, país em que o vírus já estava em circulação.

“O que determina que a pessoa tem de ficar hospitalizada, não é a presença do vírus, e sim a sua condição clínica. A condição clínica que determina se o paciente precisa de um cuidado médico, intra hospitalar ou não”, salientou o secretário de Saúde José Henrique Germann.

O Instituto Butantan já está em fase final de produção da vacina trivalente contra o vírus Influenza para antecipar o fornecimento de lotes ao Ministério da Saúde, responsável por definir o calendário vacinal.

“A vacina deixa o sistema imunológico de 80% dos que tomam a vacina protegido contra as cepas virais que estão circulando e são milhares de vezes mais comuns que o coronavírus. É um instrumento importante porque diminui a espiral de epidemia de outros vírus que podem ocorrer e confundir a população”, afirmou Mandetta.

Orientação

Doria ainda destacou a importância da divulgação de informações pelo poder público para orientar corretamente a população na prevenção ao novo coronavírus. Para o Governador, a transparência nas ações de comunicação enfraquece a possibilidade de boatos alarmistas e notícias falsas.

“Nosso objetivo é a informação, que é fundamental em uma circunstância como essa para que haja conhecimento por parte da população sobre os procedimentos a serem adotados a partir da identificação de um portador aqui em São Paulo. Exatamente para que não haja pânico, equívocos de interpretação e situações que não são necessárias”, afirmou.

Veja também
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus
Governo de SP cria Centro de Contingência do Coronavírus
Governo de SP reúne ‘experts’ em Centro de Contingência de Coronavírus