Antiga sede do Banco de São Paulo será aberta para visitação

Edifício onde atualmente funciona a SELJ foi construído na década de 1930 e preserva características arquitetônicas e detalhes da época

qui, 03/08/2017 - 8h34 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira (3), a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) inicia um programa de visitas e exposições monitoradas em sua sede, um prédio histórico na Praça Antônio Prado, centro da capital paulista, onde funcionou durante décadas o extinto Banco de São Paulo.

Projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e inaugurado em 1938, o edifício tombado pelo Condephaat é um importante símbolo do estilo art déco na capital e mantem detalhes da época, como os cofres particulares preservados, pisos, revestimentos e elevadores.

As visitas aos cofres (com portas produzidas pela empresa alemã Panzer, fabricante de tanques durante a Segunda Guerra Mundial), à antiga agência, aos elevadores, à sala de reuniões do presidente e ao terraço do sexto andar serão realizadas às quintas-feiras, das 8 às 10 horas. A exposição de móveis, quadros e itens históricos do edifício estará aberta ao público de segunda a quarta-feira, das 8 às 11 horas.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, comentou sobre o novo projeto de visitação e exposição. “Os elementos históricos são muito presentes até hoje no edifício que sedia a SELJ e queremos levar à população o acesso a esse local desconhecido por grande parte dos moradores da cidade”, disse Maiurino.

O projeto de visitação e exposição do antigo Banco de São Paulo é uma realização da SELJ em parceria com a Imobiliária Refúgios Urbanos, ZAC Imóveis e Graziella dos Imóveis.