Alunos do Estado são destaque em competição internacional de robótica

Estudantes que têm conhecimento sobre o tema podem se inscrever na Olimpíada Brasileira, que tem inscrições abertas até o dia 17 de maio

seg, 15/04/2019 - 16h52 | Do Portal do Governo

Equipes formadas por alunos da rede estadual se destacaram na First Robotics Competition, um dos principais torneios de robótica realizado nos Estados Unidos, em março deste ano. Foram dois prêmios: Gracious Professionalism Award 2019, que reconhece o profissionalismo e ética da equipe entre si e com os outros competidores; e Rookie All Star, destinado à melhor equipe de novatos.

Formada pelos alunos da Escola Estadual Alceu Maynard Araújo, em São José dos Campos, a equipe Brazilian Storm, conquistou o prêmio Gracious Professionalism Award 2019. O Rookie All Star foi conferido à equipe Taubatexas, composta por alunos das Escolas Estaduais Amador Bueno da Veiga, Jacques Felix e Newton Câmara Leal Barros, em Taubaté.

First Robotics Competition é um dos principais torneiros de robótica. A edição deste ano contou com mais de 4 mil equipes de todo mundo. A competição prevê que os times construam e programem robôs para realizar desafios e executar tarefas.

Olimpíada está com inscrições abertas

Os alunos que têm conhecimento sobre robótica podem se inscrever para a Olimpíada Brasileira de Robótica de 2019, até o dia 17 de maio.

A competição definirá os representantes brasileiros para a RoboCup 2020, em Bordeaux, na França. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A inscrição deverá ser feita pelo professor no site www.obr.org.br.

A competição é dividida em duas modalidades: prática e teórica. Na disputa teórica, é necessário mostrar conhecimentos específicos de robótica em prova realizada na unidade de ensino.

A primeira fase será realizada no dia 7 de junho e a segunda no dia 23 de agosto. As provas são compostas por conteúdo do Ensino Fundamental e Ensino Médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica.