Alunos de SP participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Candidatos devem imprimir cartão de confirmação e verificar locais de prova neste sábado (28) no site oficial da competição

sex, 27/09/2019 - 20h14 | Do Portal do Governo

Neste sábado (28), às 14h30, 122.377 alunos de 4.335 escolas estaduais e escolas técnicas (Etecs) de São Paulo disputam a segunda fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em todo Brasil são quase 950 mil estudantes dos Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio classificados para esta etapa.

A prova da segunda fase é discursiva, diferenciada por níveis de acordo com a escolaridade (nível 1 – 6º ao 7º ano; nível 2 – 8º ao 9º ano; e nível 3– 1ª à 3ª série) e tem seis questões, valendo 20 pontos cada. A divulgação dos vencedores está marcada para 3 de dezembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze podem se inscrever em programas de iniciação científica.

No site www.obmep.org.br os candidatos devem imprimir os cartões deconfirmação e verificar os locais de prova. A organização recomenda que os alunos cheguem aos centros de aplicação com 30 minutos de antecedência com documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), lápis e borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

Primeira etapa

Na primeira fase participaram mais de 2,6 milhões de alunos das escolas estaduais e Etecs de São Paulo. Em todo país foram mais de 18 milhões participantes da rede pública e privada.

A competição é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.