Alunos da rede estadual participam de festival sobre sustentabilidade

Evento ‘Green Nation’ foi realizado no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, com diversas simulações e demonstrações

qui, 04/04/2019 - 16h12 | Do Portal do Governo

Pelo menos por uma semana, o Parque do Ibirapuera virou uma sala de aula diferente. Interativa e cheia de simulações e demonstrações, o espaço recebeu diversos alunos e professores da rede estadual de ensino de São Paulo para o Green Nation, festival interativo com foco na sustentabilidade e meio ambiente.

Esta foi a quinta vez que o evento foi realizado, a primeira em São Paulo. Com mais de dez interações espalhadas nos dois andares do Pavilhão das Culturas Brasileiras, o passeio representou uma imersão tecnológica em temas que tocam na conscientização ambiental e mostram diversas realidades, como uma casa no semiárido brasileiro ou uma simulação de coleta seletiva.

O início do Green Nation tem uma árvore, que pode ser apadrinhada. Quem vira padrinho conhece dados sobre a espécie e área de reflorestamento, além de acompanhar o crescimento.

Depois, uma estrutura mostra o funcionamento de uma máquina de reciclagem de garrafas PET e experiências que mostram como funciona o processo de compostagem, como vivem as espécies no fundo do mar e como vivem os brasileiros na Antártida.

Atrações

Uma das atrações mais concorridas foi a aeronave. Por meio da realidade virtual, os participantes podiam fazer um voo de asa delta para conhecer as águas brasileiras, passando por rios, cachoeiras e mares.

“O que mais me chamou a atenção foi a espaçonave, que fala sobre animais em extinção e a importância de proteger a natureza. Esses eventos são bons para conscientizar as pessoas que todo mundo precisa fazer sua parte”, ressalta Karoline Freire Dias, aluna da rede pública do Estado.

Um dos pontos altos do Green Nation foi a simulação dos caminhos do lixo até os rios, mostrando o processo de poluição das águas e como revertê-lo. “Meus alunos gostaram muito disso, principalmente porque fala de reciclagem e de materiais que podem ser reaproveitados”, explica Eduardo Jorge de Carvalho, professor de Ciências da Escola Estadual Adrião Bernardes.

A Green Nation recebeu diversas escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo. Um ranking das melhores atrações está em votação em uma mostra competitiva. A ideia é repetir e ampliar o evento para 2020.