Alunos da Etec Guaracy Silveira estão no Desafio Mobiliza Breton

Estudantes do curso técnico de Design de Móveis devem criar projetos sustentáveis com sobras de matérias-primas da produção da empresa

seg, 30/07/2018 - 14h02 | Do Portal do Governo

Entre os dez classificados para o Desafio Mobiliza Breton, organizado pela empresa do setor moveleiro, estão três grupos formados por estudantes do curso técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual (Etec) Guaracy Silveira, na zona oeste da capital paulista.

Na competição, os participantes são desafiados a pensar de forma criativa, sustentável e empreendedora em um novo destino para as sobras de matérias-primas – como sucata de papelão, plástico, inox, alumínio, retalho de tecido, espuma, entre outras – utilizadas na produção dos móveis e embalagens da empresa.

A primeira etapa do desafio incluiu visitas dos estudantes à fábrica da Breton para entender todo o processo de produção das peças do portfólio da marca e participação de workshops para auxiliar na formulação dos projetos.

A próxima fase terá mentorias semanais, com profissionais renomados do universo de design e executivos de grandes corporações, para três equipes que serão selecionadas nesta quinta-feira (2). O time vencedor receberá R$ 30 mil, materiais recicláveis e seis meses de assistência jurídica para colocar o projeto em prática – a divulgação do prêmio está prevista para o final do mês.

A equipe Lobo Guará é formada por Camila Alves, Karoline Fernandes, Sthefani da Silva e Wagner da Silva, estudantes do terceiro semestre do curso; Laís Nagaki, do segundo módulo, participa individualmente; e Augusto Carpigiani, Ana Ungaretti, Ingrid da Silva e Mirele da Silva, do primeiro semestre, formam o time Upcycles.

“Por ser promovida por uma empresa grande, que fabrica móveis de alto padrão, a competição é importante para o desenvolvimento dos alunos”, afirma o coordenador do curso da Etec Guaracy Silveira, Luiz Lima. “O desafio se diferencia das atividades acadêmicas já que os estudantes são obrigados a pensar num projeto profissional, que deve ter viabilidade de mercado. E ainda é possível divulgar o curso de Design de Móveis.”