Aluno de Etec de São Caetano disputa mundial de robótica na França

Grupo de Gabriel Salles, estudante da unidade Jorge Street, vence competição no Rio Grande do Sul e conquista vaga em evento internacional

qua, 06/11/2019 - 11h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS
Gabriel Salles (à esq.) e Felipe Catapano, na competição realizada no Rio Grande do Sul, em outubro

Estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, na região do ABC, Gabriel Salles se classificou para o RoboCup, evento mundial de robótica, programado para 2020, em Bordeaux, na França.

Salles é aluno do terceiro ano do curso técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio e fez parte do grupo que conquistou a vaga ao vencer a Competição Brasileira de Robótica/Latin America Robotic Competition (CBR/Larc). A disputa ocorreu em Rio Grande (RS) no final de outubro, simultaneamente à Olimpíada Brasileira de Robótica.

O interesse de Salles pelo tema começou com o pai, que é professor e proprietário de uma escola de robótica. “Como tinha um pouco de dificuldade em Eletrônica, decidi fazer o curso técnico para me aprimorar”, conta o estudante. “Na disputa do desafio em Rio Grande, fui responsável por montar toda a parte elétrica do nosso robô.”

Salles participou da competição acompanhado do aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Palmares, Felipe Catapano, e dos pais dos jovens. O embarque dos quatro para a França está previsto para junho do ano que vem.