Com bolsa integral, aluna da Etec Jaraguá faz intercâmbio em Yale

Bruna dos Santos está fazendo curso de férias de Política, Direito e Economia; objetivo é fomentar visão multilateral de questões globais

ter, 07/08/2018 - 18h35 | Do Portal do Governo

A jovem Bruna dos Santos, aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, na zona norte da capital, foi beneficiada com uma bolsa integral para o Yale Young Global Scholars Program (YYGS), que reúne alunos norte-americanos e de diversas partes do mundo para cursos de férias na Universidade de Yale, nos Estados Unidos (EUA).

De 27 de julho a 9 de agosto, a estudante cursa Política, Direito e Economia: “Os dias aqui são muito intensos”, conta. “Além de participarmos diariamente de seminários, palestras e debates, desenvolvemos em grupo uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no qual identificamos um problema, analisamos suas raízes e apontamos soluções que sejam aplicáveis na prática, o que não é fácil de realizar em duas semanas.”

O grupo de Bruna, que além dela é composto por uma árabe, outra chinesa e um norte-americano, se concentrou na sub-representação feminina nos setores de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (identificados em inglês pela sigla Stem). “O fato de termos que desenvolver e apresentar as ideias em inglês é muito desafiador”, diz a estudante.

Bruna passou por processo seletivo que avaliou currículo acadêmico e redações em inglês, entre outras exigências. A bolsa inclui curso, seguro de vida, alimentação e hospedagem. As despesas de visto, passaporte e passagens foram custeadas por meio de doações de professores e colegas da Etec e de uma vaquinha virtual.

Relações internacionais

A estudante da Etec explica que um dos principais objetivos do YYGS é despertar nos jovens uma visão multilateral de questões globais, algo imprescindível para ela, que quer estudar Relações Internacionais. “É uma troca constante de cultura e conhecimento com colegas de todo o mundo. Estou convivendo com pessoas da América do Sul, Arábia Saudita, Curdistão, Ruanda e Zâmbia, além dos alunos locais.”

A história e cultura norte-americanas também são foco importante do programa, que não se resume às atividades acadêmicas: os estudantes já visitaram a Sterling Memorial Library, uma das maiores bibliotecas de livros raros do mundo, e galerias de arte como Yale British Museum e Yale Art Gallery.

Jovem legisladora

Foi em setembro de 2017, ao participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que Bruna descobriu a possibilidade de tentar o processo seletivo para o YYGS. Durante cinco dias, os jovens parlamentares vivenciaram a rotina da Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio de tomada de posse, proposição de projetos, debates e votações.

“Como éramos jovens de diversas partes do país e vindos de realidades diferentes, trocávamos ideias sobre oportunidades tanto no Brasil como em outros países”, explica. Ela foi selecionada para o PJB ao propor um projeto de lei que estabelece normas direcionadas à área da educação visando a erradicação do analfabetismo funcional.