Alckmin recebe amendoim dos produtores de Jaboticabal

Cidade tornou-se capital estadual do amendoim no último dia 5; Jaboticabal corresponde por cerca de 50% das exportações da semente

sex, 12/01/2018 - 19h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu dos produtores de Jaboticabal um pacote de amendoim. Um projeto, sancionado no último dia 5, tornou Jaboticabal na capital estadual do amendoim. A cidade corresponde a 50% da exportação nacional de amendoim e exporta as sementes com certificação internacional de nível A.

“É um alimento de qualidade, saboroso, importante para a alternância do uso do solo, enfim, o amendoim traz emprego, renda, proporciona desenvolvimento e saúde para a população”, disse Alckmin.

Jaboticabal se despontou como uma das principais produtoras, com uma média de 500 sacas de grãos por alqueire. O município fica no interior de São Paulo e concentra a maior indústria de amendoim do país, e uma cooperativa com diversas empresas.

Outro dado interessante, é que a casca do amendoim também é utilizada como matéria prima para decorações de festas, e até nas tradicionais fogueiras de São João. Isso porque queima lentamente e também ajudar a absorver a umidade.

A produção do amendoim tem sido uma das grandes responsáveis por alavancar a economia da região. Assim, fortalece o agronegócio e promove o crescimento do município.

O autor da proposta foi o deputado estadual Marco Vinholi. O parlamentar destaca que “Jaboticabal se fortaleceu muito nos últimos anos com plantio de amendoim. Nós temos lá também o maior armazém de amendoim e através da cultura do amendoim, e a cidade se tornou vetor de desenvolvimento”.