Alckmin recebe ministro de Estado e Negócios Estrangeiros de Portugal

Na pauta do encontro desta quinta-feira (30), foram abordadas questões relacionadas ao comércio entre Brasil e República Portuguesa

qui, 30/03/2017 - 11h35 | Do Portal do Governo

As relações econômicas entre Brasil e Portugal estão entre os temas abordados durante o encontro do governador Geraldo Alckmin com o ministro de Estado e Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto de Santos, recebido em audiência na manhã desta quinta-feira (30) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O encontro contou com a presença do secretário de Governo, Saulo de Castro, da subsecretária de Parcerias e Inovações, Karla Bertocco, da embaixadora do Eresp (Escritório do Ministério de Relações Exteriores em São Paulo), Débora Baremboin-Salej, e da assessora especial para Assuntos Internacionais, Ana Paula Fava.

Pela delegação portuguesa, estavam presentes José Luiz Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Disa Cabral, embaixador de Portugal no Brasil, Paulo Lourença, cônsul geral de Portugal, Rita Laranjinha, chefe de gabinete do ministro de Negócios Estrangeiros, e Julio Vilela, diretor-geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

São Paulo e Portugal assinaram dois acordos em 2014. No primeiro, em agosto, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Secretaria da Educação do Estado e o Ministério da Educação e Ciência da República Portuguesa para a instalação de um escola portuguesa na cidade de São Paulo. No mês seguinte, a agência Investe São Paulo e a Câmara Portuguesa estabeleceram um acordo para a promoção de investimentos e incentivo de relações comerciais.

No ano passado, Alckmin recebeu no Palácio dos Bandeirantes o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Antonio Costa.