Avanços da medicina em SP são destaques em aula de Alckmin

Em aula magna a alunos de medicina de São José, governador analisou modelos de gestão da saúde no mundo e falou sobre a área no Estado

seg, 28/08/2017 - 10h56 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin proferiu nesta segunda-feira (28) uma aula magna aos alunos da Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos.

Para uma plateia composta por aproximadamente 200 alunos e dirigentes da instituição, Alckmin falou sobre os avanços da medicina no Estado de São Paulo e fez uma análise comparativa entre os modelos europeu e norte-americano.

Alckmin elogiou os alunos pela escolha da profissão que irão seguir. “Parabéns a vocês por terem escolhido a medicina. Não há nenhuma outra profissão no mundo tão bonita quanto ela”. Em seguida, o governador, que é médico, falou sobre as perspectivas da área da saúde e sobre o longo caminho para a formação.

“Geralmente, se faz cursinho, um ano no mínimo, e um curso de seis anos. No meu tempo eram dois anos de residência, agora são três. Mas é uma atividade maravilhosa. A saúde vai experimentar um grande crescimento, vai estar na vanguarda da pesquisa, da inovação, das novas moléculas, do equipamento industrial, o grande emprego do mundo vai ser serviço”, disse Alckmin.

Sobre o modelo de saúde adotado no Brasil, Alckmin disse que o país optou pelo modelo seguido na Europa, que é de atender a todos. O SUS, segundo ele, segue esse modelo, mas a falta de recursos não permite que todos sejam atendidos de forma global.

Alckmin também falou sobre o papel das Santas Casas, que seguem o modelo português, mostrou dados sobre a saúde em São Paulo e disse que o Estado vai conseguir fechar suas contas, ao contrário de outros que enfrentam problemas em decorrência da crise econômica.