Alckmin participa de encontro sobre sustentabilidade nos municípios

Evento em Brasília, promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos, debate a importância do desenvolvimento sustentável nas cidades

qua, 26/04/2017 - 15h42 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira (26), em Brasília, da abertura do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas.

Durante o debate “Aprimorar o diálogo federativo para garantir a qualidade na saúde pública”, o governador de São Paulo defendeu a necessidade de as cidades se prepararem para a realidade decorrente do aumento demográfico e de seu impacto sobre o atendimento de saúde.

“No meu tempo de médico, o hospital, quando tinha, oferecia 5% de leitos para UTI. Hoje, os grandes hospitais têm 35% dos leitos destinados à UTI”, disse Alckmin. O governador fez algumas sugestões de abordagens aos participantes, como propor à ministra e presidente do STF, Carmen Lúcia, para que analise no CNJ, tribunal que ela também preside, a necessidade da composição de câmeras técnicas de análise para as decisões judiciais sobre as compras de medicamentos.

As palavras do governador foram no sentido de evitar a “judicialização” na medicina, ou a grande quantidade de ações que beneficiam, principalmente, a medicina de alto custo e não a população mais necessitada. “O Dr. Adib Jatene dizia que o problema do pobre é que o amigo dele também é pobre. É para esses, que são os mais desfavorecidos, que precisamos trabalhar”, disse Alckmin.

O evento, que vai até 28 de abril, aborda temas sobre sustentabilidade urbana e reúne prefeitos, gestores e técnicos municipais, parlamentares, representantes de governos estaduais e federal, e de organismos internacionais. A programação reúne 88 mesas de debates sobre os temas de maior repercussão que afetam o ambiente e a vida da população nas cidades.