Estação da Luz inicia comemorações do Dia da Língua Portuguesa

Alckmin participa das atividades gratuitas do Museu da Língua Portuguesa, que reúnem música, teatro, poesia e oficinas artísticas

qui, 04/05/2017 - 20h55 | Do Portal do Governo

Começaram nesta quinta-feira (4) as comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a presença do governador Geraldo Alckmin no evento de abertura na Pinacoteca, ao lado da Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo – que está sendo restaurado depois do incêndio que destruiu partes das instalações, em dezembro de 2015.

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, o local recebe atividades gratuitas com música, teatro, poesia e oficinas artísticas no saguão da Estação da Luz, na capital paulista, reunindo tecnologia, interatividade, envolvimento do público e a relação do espaço e da Língua com a cidade e com o ambiente urbano.

“Nós estamos hoje aqui na Pinacoteca, ao lado da Estação da Luz, e com uma boa notícia: já começou o restauro do prédio da Estação da Luz, que teve aquela tragédia do incêndio. Um restauro detalhado para nós podermos reabrir o Museu da Língua Portuguesa melhor ainda do que era”, disse Alckmin.

A Língua Portuguesa é hoje a quarta língua mais falada do mundo, atrás apenas do mandarim, espanhol e inglês, e está presente em todos os continentes, da América do Sul ao Extremo Oriente.

Entre as atrações programadas estão uma instalação sonora com os ruídos produzidos na estação, vídeo mapping com frases já famosas nas ruas de São Paulo, atividade poética com cartazes “lambe-lambes”, show da dupla de embolada Caju e Castanha, apresentação de DJ e roda de conversa com escritores.

A programação cultural é uma realização dos parceiros da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, com o apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Consulado Geral de Portugal – São Paulo.

“Nós vamos ter um museu ainda mais moderno, interativo, com softwares importantes e com papel educativo, cultural e também de lazer”, explicou o governador no evento.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo e Grupo Itaú e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

As atividades culturais vão reunir artistas que atuam com a palavra como ponto central de seus trabalhos nesse marco histórico da cidade, por onde passam milhares de pessoas diariamente, e onde são criadas diariamente novas palavras e histórias. “Um local de fácil acesso ao museu. Um museu interativo de uma língua dinâmica. A quarta língua mais falada no mundo. Esse é o primeiro museu de língua e com muito dinamismo”, continuou Alckmin.

“Nós iremos entregar por etapas. O prédio deve ficar pronto até o final do ano que vem. Depois vem a montagem de todo o equipamento e por isso pode entrar no início de 2019”, concluiu.

Veja aqui mais detalhes sobre a programação do Dia da Língua Portuguesa na Estação da Luz.

SERVIÇO
Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Estação da Luz, Praça da Luz, 1, Luz, São Paulo
Dias 4, 5 e 6 de maio de 2017
Grátis

4 de maio
Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h
Microrroteiros da cidade – 11h às 17h
Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h
Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti – 17h
Show Caju e Castanha – 18h às 19h
Linhas Cruzadas – Projeção Mapeada interativa– 18h

5 de maio
Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h
Microrroteiros da cidade – 11h às 17h
Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h
Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti – 17h
Encontro com a música e a poesia – Sarau do Binho – 18h

6 de maio
Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h
Microrroteiros da cidade – 11h às 17h
Bate-Papo “Escrever a cidade” – 11h
Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti – 12h
Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h
ABC do Som – DJ Paulão – 16h