Alckmin inaugura Centro Oncológico em hospital da região do Alto Tietê

Novo serviço do Hospital das Clínicas Luiza de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, vai prestar atendimento integral a pacientes com câncer

qua, 10/05/2017 - 12h15 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quarta-feira (10), o governador Geraldo Alckmin inaugurou em Mogi das Cruzes o Centro Oncológico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, que vai oferecer atendimento integral a pacientes com câncer da região do Alto Tietê, em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O Governo do Estado investiu R$ 27,2 milhões para construir o prédio do Centro Oncológico, incluindo a aquisição de um acelerador linear, equipamento utilizado para sessões de radioterapia.

“Hoje é um dia muito especial para a população de Mogi das Cruzes e região. Completamos o ciclo de tratamento de câncer, todas as neoplasias, desde o diagnóstico. Hospital aparelhadíssimo, com cirurgias, quimioterapias, vamos dobrar a capacidade de atendimento. E, finalmente, a parte mais completa de radioterapias. O equipamento já está instalado e começa a atender a partir desta tarde, com paciente já agendado”, comemorou Alckmin.

O Centro Oncológico vai possibilitar tratamento integral desde o acompanhamento do paciente a partir do diagnóstico até a última fase do tratamento. O setor passa a funcionar de forma gradativa para oferecer 300 sessões de tratamento por mês, com a expectativa duplicar esse número para 600 sessões mês, até o final do ano.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que possui 76 unidades oncológicas em todo o Estado. Habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), é considerado referência para toda a região do Alto Tietê e recebe em média 90 pacientes com casos novos de câncer por mês.

Em 2016, o hospital prestou 10.442 atendimentos, incluindo consultas e tratamentos de quimioterapia e hormonioterapia, 13,7% a mais do que o número registrado no ano anterior.