Alckmin faz palestra no Lide sobre crescimento econômico

Encontro nesta segunda (6) na capital paulista reuniu CEO’s e diretores das principais empresas que, juntas, movimentam 50% do PIB nacional

seg, 06/03/2017 - 16h37 | Do Portal do Governo

A convite do Grupo Lide, o governador Geraldo Alckmin fez uma palestra sobre o tema “O papel do Estado de São Paulo na retomada do crescimento econômico”. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (6) na capital paulista e reuniu CEO’s e diretores das principais companhias brasileiras e internacionais, que juntas movimentam, aproximadamente, 50% do PIB nacional.

Alckmin falou sobre a necessidade de corte de custos e também sobre os setores prioritários para investimentos capazes de movimentar a engrenagem econômica, como agricultura, indústria e empreendedorismo. “Ganhamos uma fábrica da Honda, em Porto Feliz. Só passar um pouco os reflexos da crise, mas a fábrica está pronta”, disse. A fábrica mencionada pelo governador está prestes a entrar em funcionamento.

Recentemente, o governo de São Paulo fez uma parceria com o Sebrae para estimular o empreendedorismo no Estado. “O microempreendedor pode, agora, pegar empréstimo no valor de R$ 20 mil. Ele não tem nem correção monetária. Se ele pagar em dia o financiamento, é juro negativo”, explicou Alckmin, completando que com isso, mais pessoas se formalizam para prestar serviços.

O governador pontuou ainda os avanços do agronegócio no aquecimento econômico: “Temos 38% do agronegócio do Brasil e nos consolidamos como maior produtor de açúcar e álcool do mundo. Além disso, São Paulo lidera na produção de suco e suplementos agrícolas”, comemorou.

Quanto a reforma da previdência do Estado, Alckmin falou sobre a medida adotada há 4 anos para diminuir e, futuramente, zerar o déficit paulista nesta área. “Em 2013, fizemos a reforma da previdência em São Paulo, na época ela era responsável pelo déficit de R$ 17 bilhões. Por isso, quem entrou de 2013 para cá no Estado, o governo só paga a aposentadoria do teto do INSS e acima disso é previdência complementar”, concluiu o governador sobre uma das ações adotadas para diminuir custos.