Alckmin participa de fórum da agência EFE Brasil sobre economia

O 10º Fórum EFE Brasil reuniu empresários e jornalistas na capital paulista e teve como pauta a economia do Estado de São Paulo

ter, 18/04/2017 - 11h41 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira (18) do fórum interno com o presidente da agência de notícias EFE Brasil, José Antônio Veras. O 10º Fórum EFE Brasil reuniu empresários e jornalistas no Hotel Pullman Ibirapuera, na capital paulista, e teve como pauta a economia do Estado de São Paulo e as relações internacionais de comércio.

“Estamos vivendo um período conturbado, de desafios no Brasil. O Brasil é um país vocacionado para crescer. Da década de 30 à de 70, foi o país que mais cresceu no mundo. Na década de 70, quando fui prefeito (de Pindamonhangaba), o Brasil crescia de 10% a 12% ao ano. Mas o país acabou ficando caro, perdeu competitividade e reduziu essa força de crescimento”, disse Alckmin sobre a atual situação.

O governador falou sobre o Estado de São Paulo frente à realidade do país e os esforços do governo estadual para impulsionar o desenvolvimento. “No caso de São Paulo, nós estamos fazendo um esforço para recuperar empregos. Estamos lançando um grande programa de infraestrutura através de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, que pode recuperar a geração de empregos, no setor de infraestrutura, aeroportos, ferrovias, metrô, rodovias, saneamento básico, moradia e construção civil”, afirmou.

PPPs em São Paulo
Não faltam exemplos de Parcerias Público-Privadas bem sucedidas no Estado de São Paulo. A Linha 4-Amarela do Metrô foi a primeira PPP do Brasil. Em novembro de 2016, a assinatura do contrato da ViaQuatro com o Governo do Estado de São Paulo completou dez anos e a linha atingiu a marca de 1 bilhão de passageiros transportados.

A Linha 4-Amarela é a primeira da América Latina a adotar trens com o sistema driverless (sem condutor). Totalmente automatizado, o sistema elimina falhas humanas e é o mais confiável do mundo. As sete estações da Linha 4 possuem portas de plataforma e divisórias de vidro que separam a plataforma dos trilhos, garantindo segurança e agilidade do embarque e desembarque dos passageiros.

Outros exemplos de PPP são na área de habitação. Em janeiro de 2017 começaram as obras do Complexo Júlio Prestes, um condomínio habitacional de moradias populares, na região da Luz, centro de São Paulo, cujo objetivo, segundo o governador Geraldo Alckmin, é trazer as pessoas de volta para morar no centro e aproximar o trabalho da moradia.

Outra Parceria Público-Privada de destaque é a construção de 13,1 mil moradias nas cidades de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba. Essa é a primeira PPP de cunho social para a Região Metropolitana de São Paulo. O edital da concorrência internacional foi publicado no Diário Oficial do dia 5 de abril e ficará disponível por 90 dias no site da Secretaria da Habitação.